O protagonismo de Fátima Bezerra na COP 27

No Egito, a governadora do RN ganhou destaque ao cumprir agendas importantes ao lado de Lula, além de ter assinado acordos que podem beneficar o RN

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 18 de novembro de 2022 às 20:41

A viagem foi longa e cansativa, mas a governadora do RN, Fátima Bezerra, aproveitou muito bem a sua passagem pela COP27 no Egito e o protagonismo da gestora do Executivo potiguar se destacou desde a sua chegada à Sharm el-Sheik.

Fátima esteve sempre nas fotografias mais importantes da delegação brasileira, ao lado do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Ela participou, inclusive, da entrega da Carta da Amazônia, nesta quarta-feira, quando foi a única mulher no palco ao lado do líder petista e do governador do Pará, Helder Barbalho, além dos demais governadores da Amazônia Legal.

A governadora do RN ainda marcou presença no painel “Mudando os Caminhos do Desenvolvimento, compartilhando experiências para avançar na agenda da transição energética e na mudança do clima”, organizado pelo Instituto Alziras, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Centro Brasil no Clima (CBC) e outros, ao lado da ex-senadora, ex-ministra e atualmente deputada federal por SP Marina Silva, cotadíssima para assumir o Ministério do Meio Ambiente de Lula.

Na ocasião, Fátima falou sobre “o papel das mulheres na construção de um futuro sustentável”. Na sua fala, ela enfatizou que a transição da matriz energética e o enfrentamento às mudanças no clima “devem estar associadas à promoção da cidadania, o que significa trabalho e melhor qualidade de vida para nossa população”.

O painel também contou com participação da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, do professor da UFRJ Emílio La Rovere e de representantes da África do Sul e da Indonésia. “Nos une a luta pela sustentabilidade, o enfrentamento à degradação do clima, e também a participação das mulheres na administração pública. O Rio Grande do Norte e o Nordeste têm protagonismo nas energias renováveis e geram 70% da produção do setor no país. E o RN é o estado líder no país com 222 parques instalados e geração de sete gigawatts”, afirmou a governadora, destacando que o Estado se prepara para ampliar a produção, com a instalação de parques eólicos no mar.

Fátima também aproveitou para assinar um memorando de entendimento entre o nosso governo e o governo da Estônia, através do seu ministro Madis Kallas, e da empresa Timbeter, para uso de solução tecnológica para melhor controle de recursos florestais e madeireiros no RN.

A governadora encerrou a sua participação na COP 27 nesta quinta-feira e nesta sexta-feira (18) ela iniciou a sua viagem de volta ao RN. E chegará com bagagem cheia.