A deputada federal Natália Bonavides comentou sobre a notícia de que Natal é a única capital do Nordeste que ainda não começou a vacinação de pessoas do público geral, que não faz parte das prioridades, até esta segunda-feira (7), segundo levantamento do G1.
Na opinião da parlamentar, isso ocorre porque “a logística de Pazuello é cumprida à risca pela Prefeitura de Natal”. Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, é investigado pela sua gestão no combate a covid-19, especialmente pelo que aconteceu em Manaus, que entrou em colapso no fornecimento de oxigênio ao mesmo tempo em que mantinha hospitais lotados de infectados pelo coronavírus, o que resultado em enorme mortandade.
E, segundo explicou ao G1 Secretaria Municipal de Saúde de Natal, é mais ou menos isso mesmo. “A capital não começou a vacinação do público geral por causa de uma decisão judicial pedida pelo Ministério Público, que determina que o município siga rigorosamente o Plano Nacional de Imunização”, disse a pasta.
O portal explicou que a nota técnica nº 717/2021 do Ministério da Saúde, orientou aos estados que “a vacinação do público geral pode ser iniciada após a vacinação dos trabalhadores da educação”, mas que estados e municípios “que não apresentam demanda ou tenham demanda diminuída para vacinação dos grupos com maior vulnerabilidade e trabalhadores de educação, podem ‘pactuar em Comissão Intergestores Bipartite a adoção imediata da estratégia de vacinação segundo a faixa etária em ordem decrescente de idade'”.
A comissão bipartite é composta pela Secretaria Estadual de Saúde e secretarias municipais. A Sesap disse ao G1 que os secretários decidiram, na última semana, não iniciar a vacinação desse grupo simultaneamente aos trabalhadores da Educação, portos, segurança, aeroportos e as categorias que estão sendo vacinadas. E que “é provável que a gente faça essa pactuação nos próximos dias e que assim inicie essa vacinação de forma decrescente, independente de se ter ou não alguma doença associada”.
De acordo com a reportagem do portal, em todos os outros estados da região Nordeste, as capitais já iniciaram a imunização de pessoas com 59 anos ou até menos idade.
Vacinação do público geral nas capitais do Nordeste:
Aracaju – 57 mais
Maceió – 54 anos
Teresina – 56 anos
Recife – 50 anos
Salvador – 55 anos
João Pessoa – 50 anos
São Luis – 41 anos
Fortaleza – 59 anos.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias