Agora é lei: A letra ‘X’ na mão da mulher é sinal de alerta de violência doméstica no RN

De autoria da deputada Cristiane Dantas, a nova legislação ‘nasceu’ a partir da campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 14 de setembro de 2021 às 14:04

A partir de agora, as mulheres do Rio Grande do Norte podem contar com um reforço no combate à violência: a Lei n.º 10.177/2021, de autoria da deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade).

A nova legislação torna a letra ‘X’ na mão da mulher um sinal silencioso de alerta e de denúncia de violência doméstica.
O símbolo passa a ser adotado como medida de urgência que as vítimas podem apresentar em qualquer estabelecimento comercial do RN.

A lei nasceu a partir da campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça. A ideia é que onde a mulher apresentar o sinal X na mão, a polícia seja acionada.

Os colaboradores do estabelecimento não precisarão se dirigir à delegacia, nem serão testemunhas do caso, mas por meio do acolhimento poderão ser instrumentos para o fim da violência.