Cultura

Qual o sentido da pressa?

No texto de capa da Revista Palavra Sesc, Marcelino Vieira destaca que as pontes invisíveis viabilizadas pela escrita também são construídas por paradas e silêncios

Publicado 7 de outubro de 2022 às 15:01

Desde que chegou às minhas mãos, a revista “Palavra”, editada pelo Sesc, tem me feito pensar sobre a importância e a necessidade de parar. Parar para refletir e viver o momento. O agora. Degustar o que a vida coloca diante de nós, deixando de lado aquela sensação de – como disse a amiga, outro dia – sempre estar atrasada para alguma coisa.

Atrasada para quê, mesmo? Estamos no aqui e no agora.

Não por acaso, o editorial da publicação afirma que a iniciativa integra “um conjunto de esforços realizados em âmbito nacional para a promoção das nossas diferentes formas de produção e circulação de literatura”, pois é pela palavra que construímos e representamos o mundo.

Composta por entrevistas, crônicas, artigos, contos, poesia e vídeos – sim, a revista também tem vídeos com poesia falada! – cada texto é capaz de levar o leitor a viver a experiência narrada por seus respectivos autores e, ao mesmo tempo, a revisitar a própria trajetória de vida, num estabelecer de conexões que demonstram o movimento circular do qual a palavra é capaz.

A edição desde ano da Revista Palavra Sesc, a de número 11 do ano 12, foi lançada nesta semana em evento realizado de 4 a 6 de outubro, na Biblioteca do Sesc Rio Branco, que contou com oficina de técnicas narrativas ministrada pelo escritor pernambucano e vencedor do Prêmio Jabuti, Marcelino Freire.

Autor do texto de capa da revista, Marcelino Vieira também participou da roda de discussão de lançamento da publicação com Pedro Balduino e Manoel Cavalcante, com Regina Azevedo como mediadora. Segundo Vieira, “escrever não se escreve só com palavra. Escreve-se com paradinhas, lacunas, silêncios, saltos. Com pontes invisíveis.”

A Ação Sesc Literatura é, também, um convite aos amantes da literatura, escritores, estudantes e interessados em exercitar a concentração para visitar as bibliotecas do Sesc, conhecer a nova edição da “Palavra” e realizar o empréstimo de livros e revistas.

O acervo das bibliotecas Sesc de Natal (Rio Branco), Mossoró e Caicó contemplam cerca de 20 mil exemplares para consulta e empréstimos gratuitos de até cinco itens por vez, pelo prazo de 14 dias, prorrogável pelo mesmo prazo, se for do interesse do usuário.

A consulta do acervo é on-line e está disponível no  www.sesc.com.br/bibliotecas, porém é necessário fazer um cadastro nas bibliotecas para ter acesso a todos os recursos da plataforma. O empréstimo é realizado presencialmente, de segunda à sexta-feira. Mais informações:   biblioteca@rn.sesc.com.br e (84) 3133-0360