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Espetáculo “Tom Na Fazenda”, com o ator Armando Babaioff, chega a Natal

O espetáculo é vencedor dos prêmios da Associação de Críticos de Teatro de Québec, Cesgranrio, Shell, APTR, Botequim Cultural, Questão de Critica, Cenym e APCA

Publicado 21 de março de 2023 às 10:23

Espetáculo "Tom Na Fazenda", com o ator Armando Babaioff, chega a Natal

Armando Babaioff em “Tom na Fazenda”. Foto: Divulgação

Tom na Fazenda” – uma das peças mais aplaudidas e premiadas desde sua estreia em 2017 – acaba de voltar de uma temporada de grande sucesso no prestigiado Festival de Avignon, na França. A montagem, idealizada por Armando Babaioff, com direção de Rodrigo Portella, já́ foi assistida por mais de 45 mil pessoas e traz no elenco Soraya Ravenle, Gustavo Rodrigues e Camila Nhary, além do próprio Babaioff, em um drama forte e potente que aborda a inabilidade do indivíduo para lidar com o preconceito, a violência e o fracasso. O espetáculo terá única apresentação em Natal, no dia 20 de abril, no Teatro Riachuelo.

Tom na Fazenda é baseada na obra “Tom à la Ferme”, do autor canadense Michel Marc Bouchard. Foi numa conversa com um amigo que Babaioff tomou conhecimento do filme Tom na Fazenda (2013), adaptação da peça homônima, com direção do franco-canadense Xavier Dolan. Arrebatado pela obra, o ator começou a traduzir a peça, que conta uma história universal, comum entre jovens de várias gerações, de diferentes culturas. São homens e mulheres que, por conta do preconceito, aprendem a mentir antes mesmo de aprenderem a amar. As famílias, guardiãs das normas sobre a sexualidade, garantindo sempre a heteronormatividade, inserem nos próprios membros a semente da homofobia.

Em cena, o publicitários Tom (Armando Babaioff) vai à fazenda da família para o funeral de seu companheiro. Ao chegar, descobre que a sogra (Soraya Ravenle) nunca tinha ouvido falar dele e tampouco sabia que o filho era gay. Nesse ambiente rural e austero, Tom é envolvido numa trama de mentiras criada pelo truculento irmão (Gustavo Rodrigues) do falecido, estabelecendo com aquela família relações de complicada dependência. A fazenda, aos poucos, vira cenário de um jogo perigoso, onde quanto mais os personagens se aproximam, maior a sombra de suas contradições.

Todo redemoinho que devastará a vida dos que fogem das normas surge no núcleo de suas próprias famílias”, comenta Rodrigo Portella, que opta, mais uma vez por uma encenação com poucos elementos para que as sutilezas das relações propostas pelo texto se sobressaiam. “Bouchard compôs uma obra de estrutura impecável. Ele vai fundo nas contradições dos seus personagens, o que os torna muito próximos de nós”, acredita o diretor.

Vencedor dos Prêmios APCA, APTR, Shell, entre outros, o espetáculo já́ completou mais de 250 apresentações com dez temporadas no Rio de Janeiro, uma em São Paulo e uma em Montreal, no Canadá, quando foram surpreendidos pela pandemia da Covid-19 e obrigados a cancelar as apresentações que fariam também em Connecticut, nos Estados Unidos, e no Festival de Avignon, em 2020.

O retorno das atividades presenciais se deu em 2021, a convite da Secretaria de Cultura de Fortaleza, na reabertura do Theatro São João, em Sobral/CE, e no Cine Teatro São Luís, em Fortaleza. Em julho deste ano, a peça foi selecionada para a programação off do Festival de Avignon, onde foi eleita uma das 13 peças favoritas do festival, segundo o Le Journal Du Dimanche e o Coup de Cœurdu Festival, dado pelo Jornal La Croix. Após a bem-sucedida passagem por Avignon, Tom na Fazenda partiu para uma temporada em Paris, a convite do Théâtre Paris-Villette, onde fará 21 apresentações até o início do mês de abril. No segundo semestre de 2023, o espetáculo retorna para mais uma turnê̂ pela Europa.

Somos felizardos em poder contar essa história e gratos à trajetória que a peça está realizando sem qualquer recurso vindo de leis de incentivo. Estreamos em março de 2017 no Oi Futuro, com patrocínio da Oi, mas findada a temporada, ficamos sem apoio. Porém, para nossa grata surpresa, seguimos firmes nestes cinco anos, sempre com temporadas lotadas, o que nos mostra que Tom é um espetáculo necessário e que precisa ser visto por ainda muito mais pessoas no Brasil e no mundo”, comenta Babaioff.