Atualmente, a construção do complexo segue em ritmo avançado. Estão sendo realizadas a montagem das formas e a concretagem da ogiva, estrutura que finaliza a parede da barragem
Publicado 27 de dezembro de 2024 às 18:00
A governadora Fátima Bezerra anunciou nesta sexta-feira (27) que a entrega do Complexo Hidrossocial da Barragem Oiticica, em Jucurutu, está prevista para ocorrer até março de 2025. A declaração foi feita durante um café da manhã com jornalistas. A inauguração deve ter a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Atualmente, a construção do complexo segue em ritmo avançado. Estão sendo realizadas a montagem das formas e a concretagem da ogiva, estrutura que finaliza a parede da barragem. Dos 11 setores que compõem a ogiva, nove já foram concluídos. O barramento principal, por sua vez, está 99,98% finalizado.
“Sobre a barragem de Oiticica, que será entregue em março, estamos falando do terceiro maior reservatório hídrico do estado, um sonho de mais de cinco décadas de gerações anteriores”, disse a governadora.
Com o barramento praticamente pronto, o nível de água acumulado no reservatório já atinge 97 metros, somando 41,72 milhões de metros cúbicos. Quando finalizada, a Barragem Oiticica será o terceiro maior reservatório de água doce do Rio Grande do Norte, com capacidade total para aproximadamente 600 milhões de metros cúbicos.
A obra, considerada estratégica para o estado, tem como principal objetivo armazenar água para abastecimento humano, irrigação, agricultura e outras atividades econômicas, além de mitigar o risco de enchentes na região.
O Complexo Hidrossocial faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. Além da barragem, o governo do estado acompanha outras intervenções relacionadas, como a licitação para a construção da Agrovila de Jardim de Piranhas e a continuidade das obras da Agrovila de São Fernando, que incluem redes de energia e estradas de contorno.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias