O Bard, a inteligência artificial do Google, está disponível para o Brasil a partir desta quinta-feira (13). O serviço chega quatro meses após estrear nos EUA e no Reino Unido – e cinco meses desde que o Google revelou que iria criar uma ferramenta de inteligência artificial (IA) batalhar diretamente contra o serviço da OpenAI. Além do Brasil, o chatbot chega aos 27 países da União Europeia e funcionará em 40 idiomas.
Para aprender o português brasileiro e outras nuances da nossa cultura, o Bard, a inteligência artifical do Google, passou por um treinamento de três meses, o que inclui o trabalho de revisores, legisladores, reguladores e outros especialistas brasileiros. “A localização foi fundamental para o processo de chegada ao Brasil”, disse em apresentação para jornalistas Leonardo Longo, gerente de marketing de produto da companhia na América Latina.
O Google procura enfatizar em seus anúncios que o Bard é um projeto em estágio experimental e pode, eventualmente, compartilhar informações incorretas ou falsas. Em artigo publicado no Blog do Google, Bruno Possas, Vice-presidente Global de Engenharia para Busca do Google, explicou que “o Bard ainda é uma ferramenta em fase experimental, que vem evoluindo graças ao feedback de nossa comunidade de usuários. Ao longo dos últimos meses, avançamos rápido nas melhorias e adicionamos novos recursos para potencializar a criatividade, aguçar a curiosidade e aumentar a produtividade das pessoas.”
“Além do português do Brasil, o Bard agora está disponível em 40 idiomas – incluindo árabe, chinês, alemão, hindi e espanhol. Para experimentar a ferramenta, basta acessar bard.google.com pelo navegador do computador ou celular. Depois, é só digitar um comando e explorar a infinidade de assuntos sobre os quais o Bard pode te ajudar’, explicou.
Ele também diz que “ao pesquisar por alguma informação, você encontrará, junto à resposta do Bard, um botão de direcionamento para a Busca do Google, onde será possível complementar a pesquisa de forma independente, a partir de uma nova aba do navegador”.
O NOVO perguntou ao Brd, o que ele é. A resposta: “Eu sou um grande modelo de linguagem, também conhecido como IA conversacional ou chatbot, treinado para ser informativo e abrangente. Sou treinado em uma enorme quantidade de dados de texto e sou capaz de comunicar e gerar texto semelhante ao humano em resposta a uma ampla gama de prompts e perguntas. Por exemplo, posso fornecer resumos de tópicos factuais ou criar histórias.”
Para testar o Bard, a inteligência artificial do Google, o NOVO Notícias também pediu que ele escrevesse uma notícia anunciando a chegada do Bard ao Brasil, nesta quinta-feira (13).
Confira como ficou:
“Google lança Bard, seu chatbot de IA generativa, no Brasil
O Google lançou nesta quinta-feira (13) o Bard, seu chatbot de inteligência artificial generativa, no Brasil. A ferramenta está disponível em português e pode ser usada em dispositivos móveis e computadores. O Bard é treinado em um enorme conjunto de dados de texto e código, e pode gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder às suas perguntas de forma informativa.
Ele ainda está em desenvolvimento, mas já aprendeu a realizar muitos tipos de tarefas, incluindo:
O Bard é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para uma variedade de propósitos, incluindo educação, pesquisa e entretenimento. Ele ainda está em desenvolvimento, mas já tem o potencial de mudar a forma como interagimos com a tecnologia.”
________________________________________________________________________
Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
Assine gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
Siga o NOVO Notícias no Twitter.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias