O litoral norte catarinense sofre com chuvas torrenciais desde a noite de quarta-feira (15). Foto: Reprodução

O litoral norte catarinense sofre com chuvas torrenciais desde a noite de quarta-feira (15). Foto: Reprodução

Cotidiano

Chuvas Balneário Camboriú decreta emergência devido a alagamentos. Veja vídeo da praia inundada

A água invadiu residências e obstruiu importantes vias da cidade, incluindo a Avenida Atlântica, na orla. Pelo menos 17 ruas e avenidas encontram-se interditadas

por: NOVO Notícias

Publicado 16 de janeiro de 2025 às 19:30

Fortes chuvas causaram alagamentos generalizados em Balneário Camboriú e região, levando o município a decretar estado de emergência na manhã desta quinta-feira (16). A prefeita Juliana Pavan (PSD) expressou preocupação com a gravidade da situação, convocou um gabinete de crise para monitorar os eventos e pediu à população que evitasse sair de casa.

Imagens impressionantes mostram ruas transformadas em rios, com veículos submersos e a água com uma tonalidade alaranjada, possivelmente devido à presença de sedimentos ou poluição. A água invadiu residências e obstruiu importantes vias da cidade, incluindo a Avenida Atlântica, na orla. Pelo menos 17 ruas e avenidas encontram-se interditadas.

Abrigos emergenciais foram disponibilizados em três bairros e uma família precisou ser evacuada após um deslizamento de terra. A prefeita solicitou auxílio ao governo estadual, ressaltando a escassez de recursos como colchões e outros equipamentos, enviados ao Rio Grande do Sul no ano anterior.

O litoral norte catarinense sofre com chuvas torrenciais desde a noite de quarta-feira (15), impactando também os municípios vizinhos de Camboriú e Itajaí. Entre 5h e 11h desta quinta-feira, Camboriú acumulou 167 mm de chuva, Itajaí, 142,1 mm, e Balneário Camboriú, 122,6 mm.

Em Itajaí, uma mulher precisou ser resgatada de sua casa, na região central. Em Itapema, um túnel foi bloqueado e diversos bairros, como Ilhota, São Alto Bento, Morretes e Meia-Praia, foram alagados. O prefeito Alexandre Xepa (PL) fez um apelo dramático em vídeo, com água na altura do peito, solicitando o empréstimo de barcos para resgatar pessoas ilhadas.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta de chuva moderada e alagamentos pontuais para as regiões do Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí, válido até esta tarde. Tijucas, que registrou o maior volume de chuva no estado (mais de 166 mm entre 6h e 12h), está sob alerta vermelho para risco de deslizamentos. Um trecho da BR-101, no km 138, chegou a ser totalmente interditado, sendo liberado após o meio-dia, segundo a Arteris Litoral Sul.

Tags