Foto: Freepik

Últimas

MEIO AMBIENTE Baleias jubartes chegam ao litoral potiguar e público poderá observá-las

Mamíferos podem ser vistos até novembro em passeios organizados pelo PROMMARN

por: NOVO Notícias

Publicado 3 de julho de 2024 às 09:04

Foto: Freepik

 

Baleias jubartes chegaram ao litoral do Rio Grande do Norte e permanecerão na região até novembro. O Projeto Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Norte (PROMMARN) está organizando expedições abertas ao público para observar esses animais durante os meses de julho e agosto.

Registradas inicialmente na região de Fernando de Noronha, as baleias chegaram à Praia de Tabatinga, no Litoral Sul do Rio Grande do Norte, na última terça-feira (2). As jubartes estão a 12 km da costa, e o PROMMARN acredita que elas já estejam presentes também no litoral da Paraíba.

De acordo com o PROMMARN, as jubartes migram para o litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba para reprodução e amamentação de seus filhotes, permanecendo na região até a primeira quinzena de novembro, quando iniciam a migração de volta para a Antártida, onde se alimentam.

As expedições científicas promovidas pelo PROMMARN são abertas ao público mediante uma taxa que cobre o aluguel da embarcação, combustível e remuneração da tripulação. “Este ano, esperamos receber muitos visitantes da Paraíba”, revelou o PROMMARN.

O embarque e desembarque ocorrerão na Praia de Pirangi, com expedições programadas para sábados e domingos, das 7h às 14h, nos dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de julho, e 4, 10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31 de agosto. Cada expedição terá 12 vagas para pessoas com idade entre 12 e 65 anos. O custo é de R$ 125 por pessoa, com pagamento antecipado via Pix para o PROMMARN.

O PROMMARN dedica-se à observação, pesquisa e conservação de baleias jubartes e golfinhos nariz-de-garrafa, conforme descrito em seu perfil no Instagram.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags