Audiência: taxação do uso da água bruta no RN vai ser discutida na Assembleia

A audiência pública visa debater os impactos e a legalidade da cobrança

por: NOVO Notícias

Publicado 8 de maio de 2023 às 19:05

Taxação do uso da água bruta no RN vai ser discutida em audiência na Assembleia

Audiência pública no RN discutirá impactos da possível cobrança pelo uso da água bruta no estado – Foto: Divulgação

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte está desenvolvendo a minuta de um decreto para regulamentar a cobrança pelo uso da água bruta. Para discutir a proposta e conscientizar a sociedade civil e os setores econômicos e produtivos do estado, a deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) irá realizar uma audiência pública na Assembleia Legislativa às 14h desta quarta-feira, 10. A discussão terá como tema “Cobrança da água bruta pelo Governo do Estado: discussão quanto aos impactos, a legalidade e o prejuízo à sociedade pela taxação do uso da água no RN”.

A audiência pública tem como objetivo vetar a cobrança, que pode afetar significativamente todas as atividades que dependem da água como insumo, como os pequenos e grandes produtores rurais, a fruticultura, a carcinicultura, as indústrias de água mineral e cana de açúcar. Segundo a deputada Cristiane Dantas, a forma como a cobrança está sendo construída irá inviabilizar setores econômicos e resultar em desemprego e aumento de preços para toda a população.

Leia também:

A realização da audiência pública atende ao pedido de vários municípios e setores produtivos que desejam um debate público sobre a questão. Além de tentar vetar a possível cobrança, a discussão busca dar transparência ao assunto que pode gerar mais um imposto para a sociedade.

Foram convidados representantes de segmentos como Faern, ABCCam, Cooplacana, Asplan, ANORC, FIERN, além de representantes da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Instituto de Gestão das Águas (Igarn), CAERN e sociedade civil para o debate. O evento será transmitido ao vivo pela TV Assembleia, canal 10.3, da Cabo TV.

Tags