Suspensão no fornecimento de água afetará 10 bairros em Natal no sábado (21). Foto: Pexels

Suspensão no fornecimento de água afetará 10 bairros em Natal no sábado (21). Foto: Pexels

Cotidiano

Aumento Audiência pública vai discutir novo reajuste tarifário da água e esgoto em Natal

Reunião acontece no próximo dia 14 de fevereiro para debater o aumento para serviços de água e esgoto na capital potiguar

por: NOVO Notícias

Publicado 10 de fevereiro de 2025 às 17:00

A Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Natal (ARSBAN) promoverá, no dia 14 de fevereiro, uma audiência pública para discutir o reajuste tarifário dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) no município.

A audiência vai definir o reajuste previsto para 272.580 ligações de água em Natal. O evento ocorrerá das 9h às 13h, no auditório da Secretaria Municipal de Administração (Semad), localizado na Rua Santo Antônio, 665, Cidade Alta.

Os usuários dos serviços, agentes econômicos e demais interessados poderão manifestar suas opiniões. A ARSBAN também apresentará os resultados da Consulta Pública nº 01/2025, que embasaram a definição do índice de reajuste.

A agência reguladora propõe um reajuste de 0,63%. O percentual pode ser revisto caso haja necessidade de ajustes em metodologias regulatórias, desde que devidamente justificados.

A Caern, no entanto, defende um aumento de 15,23%, alegando necessidade de recomposição de perdas acumuladas nos últimos 24 meses sem reajuste tarifário. Em nota, a companhia argumenta que a falta de correção inviabiliza a manutenção e melhoria dos serviços essenciais de abastecimento de água e esgoto.

Segundo a empresa, os custos operacionais, incluindo energia elétrica, produtos químicos, combustíveis e materiais de construção, sofreram reajustes sucessivos. O aumento da tarifa, segundo a Caern, é necessário para manter a qualidade da água, a regularidade do abastecimento e garantir investimentos em infraestrutura.

Tags