Paulo Betti apresenta espetáculo celebrando 50 anos de carreira - Foto: Divulgação

Entretenimento

Teatro Ator Paulo Betti apresenta em Natal espetáculo “Autobiografia Autorizada”

Sucesso em SP, CE, DF, África e Portugal, espetáculo será apresentado no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, no final de fevereiro

por: NOVO Notícias

Publicado 12 de fevereiro de 2025 às 20:00

O Teatro Alberto Maranhão recebe nos dias 22 e 23 de fevereiro, a partir das 19h, o espetáculo “Autobiografia Autorizada”, um monólogo de Paulo Betti. Com texto e atuação do ator Paulo Betti e direção de Juliana Betti e Rafael Ponzi, a peça comemora os 50 anos de carreira do artista. Os ingressos estão à venda no site outgo.com.br/bobox e na bilheteria do teatro.

Com iluminação, figurino, trilha sonora, cenário e belas projeções, o espetáculo já passou pelas cidades de Sorocaba, São Carlos, Jundiaí, Araraquara, Piracicaba, Paulínia, Fortaleza, Uberlândia, Brasília, Luanda (África) e em Portugal, onde realizou cinquenta apresentações.

O espetáculo (o último foi Deus da Carnificina), que marcou a comemoração dos 40 anos de carreira de Paulo, foi construído pelo próprio artista, que se inspirou nos textos escritos em grandes blocos durante a adolescência, onde também fazia colagens de fatos da época, e também nos artigos semanais que escreveu por quase trinta anos para o jornal da cidade onde foi criado.

Paulo Betti (72 anos) saiu do mundo rural onde o avô, um imigrante italiano, trabalhava a meia para um fazendeiro negro. Filho de uma camponesa analfabeta, que mudou para a cidade onde foi empregada, mãe de 15 filhos (Paulo é o décimo quinto, temporão, dez anos de diferença de seu irmão mais novo). Seu pai era esquizofrênico. Apesar disso, estudou em boas escolas, cursou um Ginásio Industrial em tempo integral, se formou pela Escola de Arte Dramática da USP e foi professor na Unicamp. O testemunho do ator, autor e diretor, que vai representar pai, mãe, avó e muitos outros personagens da própria vida, levará ao público uma peça divertida e emocionante.

Segundo Paulo, lendo as anotações que ele fez no decorrer de quase uma vida inteira, chegou à conclusão que, o tempo todo, se preparou para revelar as extraordinárias condições que o levaram a sobreviver e a contar como isso aconteceu. Minha fixação pela memória da infância e adolescência, passada num ambiente inóspito e ao mesmo tempo poético, talvez mereça ser compartilhada no intuito de provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento, completa Betti.

Paralelo ao espetáculo, Paulo também lançará o livro com sua Autobiografia, com histórias do espetáculo e inéditas.

Tags