Esporte

Atletas com deficiência serão acompanhados por oftalmologista e cardiologista

A medalhista mundial e paraolímpica Thalita Simplício será uma das beneficiadas com a parceria

por: NOVO Notícias

Publicado 23 de maio de 2023 às 09:48

Atletas com deficiência serão acompanhados por oftalmologista e cardiologista

Atletas com deficiência serão acompanhados por oftalmologista e cardiologista – Foto: Divulgação

O Hospital de Olhos de Parnamirim (HOP) firmou parceria com o projeto ‘Além da Visão’, composto por atletas com deficiência de várias modalidades. A partir de agora, esses profissionais terão acesso a consultas e acompanhamento médico por parte do Hospital, o que desburocratiza a emissão de laudos necessários para a inscrição em competições. Além da equipe de oftalmologistas da unidade, a parceria também conta com o apoio da cardiologista Lívia Spinelli.

Sócio do HOP, o oftalmologista Anderson Martins ressalta a satisfação da equipe em firmar esta parceria. “O apoio a causas sociais é uma das missões do Hospital de Olhos de Parnamirim. Então, essa parceria era algo muito sonhado por nós porque sabemos da importância que o acompanhamento médico, especialmente, oftalmológico, tem para esses atletas. Agora, conseguimos concretizar essa parceria que, com certeza, será de muita valia e de muito sucesso. Os atletas passarão a ter o nosso apoio e o nosso acompanhamento periódico e/ou sempre que precisarem, o que os possibilita e também facilita até o acesso aos laudos e atestados necessários para a manutenção dos seus projetos, bolsas e isenções. Então, esperamos que essa parceria firmada seja de muito sucesso e que os nossos atletas tragam para o nosso Rio Grande do Norte ótimos resultados”, explica o médico oftalmologista e sócio do HOP, Anderson Martins.

Dentre os atletas beneficiados com a nova parceria, está a medalhista mundial e paraolímpica Thalita Simplício, que ficou cega ainda criança por conta de um glaucoma congênito. A atleta de alto rendimento falou sobre a importância da parceria. “A gente agora passará a ter o acompanhamento correto, de seis em seis meses ou, no máximo, um ano. A partir disso, o oftalmologista poderá observar se temos alguma lesão, qual grau e os tipos de prevenção que temos que ter com o sol, pois mesmo quem é cego ou quem tem baixa visão, é prejudicado pela radiação solar também”, pontuou.

Treinador da equipe Além da Visão, o educador físico Felipe Veloso também comemorou a novidade. “A Parceria com o HOP para a nossa equipe é muito valiosa. Enquanto clube, entendemos a importância de uma equipe multidisciplinar para a melhoria na qualidade de vida e nos treinos, o que pode nos ajudar também a alcançar melhores resultados”, afirmou ele, que é atleta-guia de Thalita Simplício.

Tags