A Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBM-RN) emitiu nota pública de repúdio em rede social sobre o fato da deputada federal Natália Bonavides ser uma das homenageadas com a Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga, a mais alta comenda da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
“A ASSPMBMRN expressa seu profundo repúdio à decisão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) de conceder a Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga à deputada federal Natália Bonavides, em reconhecimento aos seus serviços prestados à instituição e à Segurança Pública do Estado’, diz a nota.
E acrescenta: “Apesar das emendas e orçamentos conquistados para a segurança do RN, ao longo de seu mandato, a deputada Bonavides tem se mostrado antagônica aos interesses e às necessidades da categoria da Polícia Militar, inclusive com votos contrários aos projetos de leis que beneficiam os profissionais da segurança pública, com destaque para sua negativa para a PL 5391/20, que prevê punição mais severa para os condenados por assassinato de policiais ou militares no exercício da função ou em decorrência dela.””
A nota diz ainda que “a decisão dos homenageados é feita em comum acordo pelo Comando da PMRN e Governo do RN, mas reflete na representatividade da tropa”. E questiona: “Então por que não homenagear um dos familiares dos três policiais que foram assassinados nos últimos 40 dias no bairro de Felipe Camarão, por exemplo?”
Veja a nota:
Ver esta publicação no Instagram
O vice-presidente da ASSPMBM-RN, Eliabe Marques Da Silva, divulgou vídeo também criticando a homenagem. Na gravação, ele repudia a homenagem citando que ela teria votado contra projeto que previa penas maiores para assassinos de policiais. “Não vejo nenhum serviço relevante à segurança pública que justifique essa homenagem”, afirmou. Politicamente, o subtenente Eliabe atua na oposição ao PT, partido da deputada.
Confira abaixo o vídeo do subtenente Eliabe criticando a homenagem a Natália Bonavides:
Ver esta publicação no Instagram
Outro político que também se posicionou sobre a concessão da comenda foi o também deputado federal Sargento Gonçalves. A exemplo do Subtenente Eliabe, ele criticou a concessão da medalha e repetiu os argumentos do Subtenente Eliabe. “Uma comunista recebendo a Medalha do Mérito Policial – Luiz Gonzaga que é considerada a mais alta comenda da Polícia Militar do Estado e é para ser entregue aqueles que atuam como parceiros importantes da corporação e à Segurança Pública do Estado”, afirmou.
Veja a publicação:
Ver esta publicação no Instagram
A assessoria de Natália Bonavides informou que o mandato não iria comentar o assunto. No seu instagram pessoal, ela postou imagens da homenagem. O Comando da Polícia Militar também foi procurado e informou que também não iria comentar as declarações do subtenente.
Ao todo, cerca de 230 pessoas seriam homenageados na cerimônia desta terça-feira alusiva aos 189 anos da Polícia Militar no RN. Além da Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga também foi entregue a Medalha Bento Manoel Medeiros, a policiais e civis que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação, promovendo a segurança e o bem-estar da sociedade potiguar.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias