Cotidiano

Assembleia Legislativa cria protocolo de apoio psicológico a servidores

O protocolo de saúde mental foi acrescentado ao protocolo clínico já existente no atendimento ao servidor

por: NOVO Notícias

Publicado 27 de agosto de 2021 às 18:46

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte – Foto: Rogério Vital

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, preocupada com o bem estar e a saúde dos seus servidores, vem desenvolvendo desde o início da pandemia uma série de medidas visando o cuidado com a saúde mental dos seus colaboradores.

O protocolo, desenvolvido pelo Programa de Qualidade de Vida e Saúde e a Divisão de Programas Complementares de Saúde e Bem-estar da Casa oferece apoio psicológico a quem foi ou está contaminado com o vírus.

Os sentimentos mais recorrentes entre as pessoas atendidas refletem o que a população em geral tem se queixado: ansiedade, comprometimento da memória, fadiga e letargia, além de distúrbios do sono, medo limitante, e por fim, quadros de depressão, segundo o Núcleo de Apoio Biopsicossocial da Assembleia.

O protocolo de saúde mental foi acrescentado ao protocolo clínico já existente no atendimento ao servidor que comunica a instituição sobre a infecção pelo novo coronavírus.

Os funcionários primeiro passam, de modo virtual, pela equipe médica e depois pelo Núcleo de Apoio Biopsicossocial. O objetivo é o de prestar apoio, acolhimento e escuta para que possamos minimizar prováveis impactos negativos não apenas pelo adoecimento, mas também pelo isolamento social, perda de autonomia e medo do contágio”, explica Bárbara França, psicóloga e Presidente do Programa de Qualidade de Vida da Assembleia.

Tags