Assembleia Legislativa: Comissão Especial aprova PEC da Polícia Penal

O texto agora segue para apreciação do plenário da Casa, e precisa ser aprovado por dois terços dos parlamentares, em votação de dois turnos

por: NOVO Notícias

Publicado 20 de agosto de 2021 às 17:24

Assembleia Legislativa

Comissão Especial da Polícia Penal na ALRN – Foto: João Gilberto

A Comissão Especial da Polícia Penal na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte (ALRN), aprovou a Proposta de Emenda Constitucional nº 06 de 2019 que inclui a Polícia Penal como órgão componente do sistema de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, adequando o texto legal da Constituição Estadual ao da Constituição Federal. Os deputados consideraram a proposição relevante para a segurança pública estadual. A deliberação foi feita em reunião na manhã do último dia 12 de agosto.

É uma matéria que coloca a Polícia Penal dentro da sua competência, fazendo com que a Polícia Militar e Polícia Civil possa fazer o que lhes é mister, além de dar atribuições à Polícia Penal”, diz o relator da matéria, deputado Subtenente Eliabe (SDD), que também chamou a atenção para o fato de o Rio Grande do Norte ser um dos últimos Estados a fazer essa adequação à Constituição Federal.

Agora a PEC passará pela apreciada pelo plenário da Assembleia Legislativa em votação em dois turnos. Para ser validado, o texto precisa da aprovação de dois terços da Casa.

A importância dessa adequação se deve ao atraso vivido no RN, pois 21 Estados já realizaram essa adequação às suas constituições”, destacou o Subtenente Eliabe, relator da matéria.

A Comissão Especial da Polícia Penal é composta pelos deputados Tomba Farias (PSDB) como presidente, Galeno Torquato (PSD) como vice e o Subtenente Eliabe (SDD) como relator.

Tags