Geral

Artigo – Idema, há 39 anos em defesa da sustentabilidade

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente completa, nesta sexta-feira, 16 de setembro, 39 anos

por: NOVO Notícias

Publicado 15 de setembro de 2022 às 14:21

IDEMA

Sede do Idema – Foto: Divulgação

Neste 16 de setembro de 2022, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA completa 39 anos. Ao longo desse percurso, colecionamos uma série de ações em prol do desenvolvimento econômico e sustentável do Rio Grande do Norte. Nossa história demonstra compromisso de afirmar para o povo potiguar que os desafios são inúmeros, mas que com responsabilidade e espírito público, conseguimos avançar, e muito.

O Estado tem atuado para construir uma Política Ambiental fortalecida, com bases na economia, no equilíbrio do uso dos bens naturais, além de ações produtivas de recuperação de áreas historicamente degradadas, nos Biomas Mata Atlântica, Caatinga e os manguezais.

Nossa missão é promover a política ambiental do Rio Grande do Norte, visando o desenvolvimento sustentável, aproveitando as potencialidades regionais em busca da melhoria da qualidade de vida da população. A gestão do RN atua dessa maneira, com responsabilidade e compromisso. As atuais e futuras gerações anseiam por atitude, políticas públicas pautadas na sustentabilidade, e neste quesito, seguimos dando respostas favoráveis. Este é um trato do qual não abrimos mão.

Nessa gestão, superamos desafios, enfrentamos juntos uma pandemia, tomamos medidas para não prejudicar o empreendedor, garantindo segurança jurídica e cumprindo a legislação ambiental. Implantamos o licenciamento 100% eletrônico, destravamos processos importantes para o RN, inauguramos o anexo do IDEMA, modernizamos o órgão, adquirimos equipamentos, implantamos sistemas e plataformas digitais, criamos normativas, enfrentamos de forma exemplar a crise do óleo, lideramos o setor de energia eólica em território brasileiro, ouvimos o pequeno produtor, firmamos parcerias com Fundações para qualificar, ainda mais, a equipe técnica do órgão. Essas são algumas das ações realizadas e fruto do trabalho de diversas mãos empenhadas em fazer o melhor, as quais merecem nosso reconhecimento e gratidão.

Com o avanço da sociedade, novos espaços, temas e mercados surgem. Temos nos atualizado sobre o cenário da energia offshore, hidrogênio verde, economia circular, alteração do clima, conservação dos biomas, avanços no conhecimento e nas práticas gerenciais na área ambiental.

Os marcos positivos na área ambiental são diversos para o Rio Grande do Norte. Isso só é possível com uma equipe dedicada. Somente com o empenho e comprometimento de todos os profissionais que compõem nosso quadro técnico é que conseguimos manter o ritmo constante de produtividade, proporcionando melhores resultados para o Idema e aumentando a qualidade do nosso trabalho para a população.

Nosso objetivo é a aprimorar cada vez mais nossos serviços e setores, e para isso, é fundamental a troca de experiências, estarmos alinhados com o público externo, diálogo, estreitando a comunicação e atraindo investimentos.

Sabemos do longo caminho e das dificuldades, mas optamos por percorrê-lo por reconhecer a importância da pesquisa, da educação ambiental, da fiscalização, do monitoramento, da luta pela conservação da natureza, do licenciamento e do compromisso que assumimos com o meio ambiente.

É momento também de agradecer a todos que já contribuíram para a história do Idema. A parceria das instituições, empresas, entidades da sociedade civil e pessoas que trabalham com meio ambiente no Rio Grande do Norte. Sigamos na luta de manter esse equipamento público ativo, sempre em busca de cumprir o compromisso com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável, intrinsecamente associado ao trabalho responsável.

Leon Aguiar
Diretor-geral do IDEMA

Tags