Política

Após queda em cela, Roberto Jefferson pode ter sofrido traumatismo craniano

Político espera autorização do STF para fazer exames; laudo médico confirma quadro de depressão

por: NOVO Notícias

Publicado 3 de junho de 2023 às 17:30

Roberto Jefferson está em prisão preventiva desde que tentou matar agentes da PF, em outubro de 2022. Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Detido desde o último mês de outubro, o ex-deputado Roberto Jefferson desmaiou e caiu em sua cela na última sexta-feira (2) e pode ter sofrido traumatismo craniano em decorrência da queda. De acordo com o laudo médico enviado pela Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro ao Supremo Tribunal Federal, Jefferson apresenta quadro depressivo, perda de peso significativa de 16,5 kg em sete meses e falta de apetite, sendo recomendada uma avaliação tomográfica do crânio devido a possibilidade de traumatismo craniano. Agora, o ex-deputado aguarda autorização judicial para realizar os exames fora da prisão.

A Seap-RJ enviou o laudo médico nesta sexta-feira (2), após uma ordem do ministro do STF, Alexandre de Moraes, exigindo que o órgão informasse o estado de saúde de Roberto Jefferson. Anteriormente, a defesa do ex-deputado havia alegado risco de vida e estado de saúde gravíssimo, solicitando sua transferência para o Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, a fim de realizar exames e receber acompanhamento médico. Atualmente, Jefferson está detido no Complexo de Gericinó, em Bangu, e tem sido atendido no Hospital Penitenciário Hamilton Agostinho.

Segundo o documento, o ex-deputado foi encaminhado ao hospital penitenciário na última terça-feira devido a uma significativa deterioração de seu estado geral de saúde, relatando sintomas como apatia, insônia, distúrbio depressivo, falta de apetite e dificuldade para se alimentar. No mesmo dia, ele foi atendido e encaminhado para consulta psiquiátrica no Hospital Penal Psiquiátrico Roberto Medeiros, também no Complexo de Gericinó, onde foi diagnosticado com quadro de depressão.

Nesta sexta-feira, Jefferson retornou ao Hospital Penitenciário Hamilton Agostinho após desmaiar, seguido de desorientação. Diante dessa situação, foi solicitada a realização urgente de um exame de tomografia de crânio, além de uma avaliação neurocirúrgica. O laudo também menciona que Jefferson tem relatado “ouvir vozes com mensagens inconsistentes com a realidade” e apresenta um estado geral debilitado, com hematoma decorrente da queda, além de necessitar de outros exames médicos. Por fim, o documento ressalta que “a Seap não possui os recursos necessários para oferecer ao paciente o adequado cumprimento das medidas”.

Neste momento, o STF aguarda a manifestação da Procuradoria-Geral da República. Roberto Jefferson tem comunicado, desde o início do ano, a médicos, advogados e agentes prisionais que está deprimido e desnutrido. Sua prisão ocorreu em outubro de 2022, quando efetuou cerca de 50 disparos e arremessou três granadas contra policiais federais que estavam cumprindo um mandado de prisão emitido pelo STF em sua residência. Na ocasião, dois agentes ficaram feridos.

Tags