Cotidiano

Atraso Após 10 anos, obras da Copa ainda aguardam conclusão em Natal

Planejamento da Prefeitura do Natal era de um orçamento de R$ 1,5 bilhão para as obras relacionadas à Copa do Mundo

por: NOVO Notícias

Publicado 24 de junho de 2024 às 15:00

No ano de 2014, Natal foi uma das cidades-sede da Copa do Mundo. O evento gerou grandes expectativas quanto ao desenvolvimento urbano da capital. Ao relembrarmos o período, é impossível não notar as obras e investimentos financeiros que a cidade recebeu, mas também dos projetos que ainda não foram concluídos até hoje.

Em 2010, o planejamento da Prefeitura do Natal era de um orçamento de R$ 1,5 bilhão para gastar com as obras relacionadas à Copa do Mundo. Quase metade do dinheiro, cerca de R$ 715 milhões, seriam oriundos de recursos federais.

O secretário Carlson Gomes, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), explicou que a atual gestão do prefeito Álvaro Dias herdou das gestões anteriores três grandes obras da Copa do Mundo a serem realizadas: a padronização das calçadas, as obras de macrodrenagem e o acesso que liga a Avenida Capitão-Mor Gouveia à Ponte de Igapó, na Zona Norte de Natal.

Padronização das calçadas
Segundo o secretário, o projeto que envolvia a padronização das calçadas está em 90% de conclusão. “O projeto que envolvia as calçadas trata apenas de vias do entorno do Arena das Dunas e não de toda cidade”, explicou Carlson. O valor da obra para a padronização custou aos cofres públicos o montante de R$ 29 milhões.

Acesso à Ponte de Igapó

Outra obra que deveria ter sido concluída na época do evento mundial era a dos acessos à Ponte de Igapó, com melhorias na Avenida Felizardo Moura. A Seinfra explicou que essa obra já está em fase de conclusão na avenida Felizardo Moura, faltando apenas o restante da sinalização que estava pendente.

Já o trecho que corresponde à trincheira do “Viaduto da Urbana” deve ser entregue pela Prefeitura até o mês de julho. Já o prolongamento da rua Riacho das Lavadeiras até a Avenida Mor-Gouveia, a previsão de entrega é para o mês de setembro.

Túnel de Macrodrenagem

As obras do túnel de macrodrenagem da avenida Jerônimo Câmara, em Natal, deverão ser concluídas até o final deste ano. A intervenção começou em 2013, como parte dos projetos para a Copa do Mundo de 2014 e a previsão era de que os serviços fossem concluídos no mesmo ano de início.

Segundo Carlson Gomes, a obra ficou com dois trechos pendentes para realização do serviço: “O trecho da Rua Castelo Branco, no bairro do Bom Pastor, próximo à BR-226, em que 60 metros ficaram inacabados e o segundo trecho que fica na Av. Jerônimo Câmara, em média de 400m”.

O secretário afirmou que as obras do trecho da Rua Castelo Branco foram retomadas com verba oriunda do Governo Federal e de operação de crédito por parte do município, sendo orçada em R$ 36 milhões.

Já no caso da Avenida Jerônimo Câmara ainda não há previsão de início da obra. “Não é um túnel fácil. Fica a uma profundidade de 30 metros, abaixo do lençol freático. O município está tentando alocar, por meio do PAC, um aporte de R$ 65 milhões”.

Carlson destacou ainda que o município já possui a autorização da empresa para solucionar a situação da pavimentação na Jerônimo Câmara, além de abrir em breve uma licitação com recursos próprios para recuperar a via.

Em relação ao prazo de entrega, para o primeiro trecho, o secretário afirmou que deve acontecer até o mês de dezembro deste ano. Contudo, para a situação da Jerônimo Câmara ainda não há previsão em decorrência da espera pelo retorno da inclusão ou não no PAC.

Obras de responsabilidade do Governo do Estado

Assim como a Prefeitura, o Governo do RN também assumiu algumas obras a serem realizadas no período de preparação a Copa do Mundo. Segundo a Secretaria de Infraestrutura (SIN), algumas dessas obras já foram concluídas e outras passaram por remanejamento.

  • Reestruturação da Avenida Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul de Natal: o orçamento para execução da obra deixou de existir, não houve viabilização de recursos. > Implantação do prolongamento da Avenida Prudente de Morais: a avenida Omar O’Grade foi totalmente concluída e entregue.
  • Corredor de ligação entre a Zona Norte e Arena das Dunas: a obra ficou a cargo da Prefeitura do Natal.
  • Acesso ao Aeroporto, em São Gonçalo do Amarante: os acessos Sul e Norte foram concluídos. A gestão do governo apenas concluiu a obra.
  • Terminal Marítimo de Natal: esta obra trata de uma responsabilidade do Governo Federal.

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