Cientistas do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – PPGB, da Universidade Potiguar (UnP) desenvolveram um aplicativo gratuito capaz de auxiliar empreendedores a aperfeiçoarem ideias para novos negócios. A ferramenta, chamada STARGET, foi desenvolvida pelo neurocirurgião André Lima Batista, juntamente ao seu orientador, o professor Francisco Irochima, e já está disponível através das plataformas IOS e Android,
O aplicativo foi criado com o objetivo de ajudar empreendedores e inovadores a selecionar e eleger ideias, projetos e novos negócios. A ferramenta avalia de forma distinta ideias desenvolvidas por startups, por empreendedores individuais ou por colaboradores de empresas ou instituições.
STARGET (junção de STAR, que significa estrela e TARGET, alvo) representa um auxílio metodológico para os novos empreendedores. O neurocirurgião André Lima e o seu orientador, o professor doutor Francisco Irochima, ainda pretendem lançar um livro sobre o método desenvolvido em um evento aberto à sociedade, em breve.
Como funciona?
A partir de um conjunto de perguntas que analisa uma série de aspectos fundamentais para o sucesso de uma ideia, o aplicativo gera um gráfico que reflete o desempenho das respostas em cada aspecto explorado.
O gráfico resultante é comparado com uma estrela composta por 5 pontas e 5 recessos, que representa um desempenho perfeito de uma ideia na avaliação. Além da representação gráfica visual comparativa, um score (pontuação) reflete qual o nível da ideia desenvolvida em relação ao que seria considerado perfeito.
Ao final de todo o processo, o aplicativo ainda fornece um diagnóstico explicativo de como a ideia se comportou ao longo da avaliação em cada aspecto explorado, fornecendo informações que favorecem a manutenção de estratégias promissoras e melhoramentos de pontos fracos e deficiências.
O app está na versão beta de teste e já tem pretenção de expandir o mesmo algoritmo para negócio pertencentes a setores específicos.
Para baixar
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias