Antônia Minchoni organiza o volume desde 2022. Foto: Daisy Serena/Instagram

Antônia Minchoni organiza o volume desde 2022. Foto: Daisy Serena/Instagram

Cultura

Literatura Antônia Minchoni, de 9 anos, lança livro de poemas dia 20 no Mormaço

No período da quarentena do covid-19, entre 2020 e 22, ela participou de diversas lives e saraus onde apresentou alguns dos poemas aqui criados em voz

por: NOVO Notícias

Publicado 17 de dezembro de 2024 às 20:00

A poeta Antônia Minchoni, de apenas 9 anos, lançará em Natal próxima sexta-feira (20) seu primeiro livro, “O bocejo da serpente”. Ela é filha do também poeta Daniel Minchoni, um dos fundadores editora Jovens Escribas, que hoje chama-se apenas Escribas e é tocada pelo escritor e publicitário Carlos Fialho.

O livro de estreia de Antônia foi lançado em São Paulo dia 7 de dezembro de 2024 na casa Aruanã. A edição é do selo dos burritos (selo do burro para infâncias). O volume Reúne poemas dos primeiros anos da infância, entre 2017 e 24.

Os textos foram editados e organizados desde 2022 pela própria autora com apoio da família. Registrados ou recolhidos de diversos meios e formas: através de gravação de voz, vídeos, canções de improviso, criações faladas, conversas com sua irmã, pai e mãe, poemas visuais com carimbos pré-definidos, escrita assêmica, desenhos e, após a alfabetização, pela escrita.

Antes mesmo de entender o significado das palavras, Antônia já registrava letras de maneira aleatória, copiando suas formas gráficas dos livros, criando achados maravilhosos como: banana, promoção, Dois perdidos numa noite suja; ou o experimento com o poema-livreto Chá com porrada, Nicolas Behr, presente no livro.

No período da quarentena do covid-19, entre 2020 e 22, ela participou de diversas lives e saraus onde apresentou alguns dos poemas aqui criados em voz e também desenvolveu uma técnica de linguagem por meio da qual registrou poemas e sonhos em forma de desenhos, apresentada neste livro, como
registros do seu caderno de poesia e sonhos.

Todos poemas estão apresentados fac-símile, escritos e desenhados pela autora. O livro conta com apresentação de Luiza Romão (vencedora do Jabuti, 2022) e Anderson Mundy (Mundo Aflora, Tiquequê) e orelha de Marcelino Freire e Roberta Estrela D’Alva.

Serviço

Lançamento de O BOCEJO DA SERPENTE
(selo dos burritos, doburro)
Antônia Gomes Minchoni
dia 20dez24, 18h
Mormaço, R. Lauro Medeiros, 1924 – Lagoa Nova RN

Tags