Esporte

Amanda Nunes atropela Irene Aldana e anuncia aposentadoria no UFC 289

A lenda brasileira defendeu o cinturão dos galos, mas emocionou o público e os fãs ao pendurar as luvas ainda no octógono

por: NOVO Notícias

Publicado 11 de junho de 2023 às 10:50

Amanda Nunes atropela Irene Aldana e anuncia aposentadoria no UFC 289

Amanda Nunes pendura as luvas ao lado dos seus cinturões – Foto: Twitter/@ufc

Fim de uma era. A luta principal do UFC 289 acabou em segundo plano na noite desse sábado (10). Após surrar Irene Aldana por cinco rounds e defender o cinturão dos galos (até 61,2kg) com sucesso, a brasileira Amanda Nunes anunciou sua aposentadoria do esporte ao lado da sua esposa Nina e da sua filha Reagan. A lutadora baiana foi aplaudida de pé por Dana White, Daniel Cormier e boa parte do público presente na Rogers Arena, em Vancouver, Canadá (CAN).

Número cinco do ranking da divisão até 61,2kg, Irene volta a ser derrotada após dois triunfos seguidos e agora possui o cartel no MMA de 14 resultados positivos e sete negativos.

A LUTA

Amanda Nunes começou o combate lançando dois chutes baixos em Aldana, que tentou responder mas lançou no vazio. A mexicana tentava se aproximar e era rechaçada com mais chutes. Com menor envergadura, Amanda encontrava dificuldades mas conseguia acertar bons jabs na sua rival. Amanda aproveitou uma brecha de sua rival na guarda e acertou um Upper que foi rebatida por um cruzado que balançou a brasileira. O gongo soou decretando o fim do primeiro round.

Amanda voltou mais agressiva para o segundo round e acertou uma boa sequência de jabs em Aldana. Amanda ensaiou uma queda para confundir Irene e acertou um direto na mexicana. A ‘Leoa’ seguia insistindo nos chutes baixos e castigava a perna da sua rival. Aldana tentou explodir mas acabou sendo presa no clinch e levou uma joelhada no rosto aplicado pela campeã. Amanda terminou o round acertando um lindo upper, seguido de um cruzado que balançou a mexicana.

A terceira parcial iniciou com Amanda Nunes mais comedida e esperando Irene que andava mais pra frente buscando encurralar a campeã. Rapidamente, a ‘Leoa’ entrou em queda, derrubou a mexicana e caiu por cima na guarda. De forma estratégica, Amanda ‘acalmava’ o combate e mantinha a mexicana presa ao solo com cotoveladas e socos. Aldana tentou se levantar mas logo foi derrubada novamente. Irene se levantou mais uma vez, porém, a Leoa aplicou uma linda queda e caiu buscando o pescoço da sua adversária. A campeã fez a transição e tentou pegar o braço, mas Irene rapidamente se levantou e as duas voltaram ao centro do cage. Nos segundos finais do round, Aldana acertou bons jabs mas logo foi respondida pela campeã com um cruzado e um direto.

Aldana tentou explodir nos segundos iniciais do quarto round e levou uma espetacular cotovelada de encontro da campeã, que continuou com uma boa combinação que entrou toda limpa no rosto da desafiante. Irene seguia andando pra frente mas sempre era parada por um golpe de encontro da campeã. Nunes aproveitou um descuido de Irene e acertou dois cruzados seguidos de direita. Poucos segundos depois, Amanda repetiu a mesma combinação, seguida de uma cotovelada giratória.

Amanda começou o último round buscando a queda e chegou a receber uma joelhada de encontro, porém, sem muita contundência. A Leoa conseguiu ficar por cima de Aldana na guarda e passou a castigar sua rival com uma chuva de cotoveladas no ground and pound. Mesmo vencendo de forma tranquila, a campeã seguia mostrando ímpeto e seguia maltratando sua adversária com socos e cotoveladas por cima. A mexicana, já bastante cansada, parecia entregue e sem força para conseguir levantar. A Leoa ensaiou uma finalização mas Aldana escapou. O gongo soou com a brasileira ainda castigando a mexicana no solo.

O duelo diante de Aldana foi a primeira defesa de cinturão de Amanda em seu novo reinado, depois de retomar o título diante de Julianna Peña, em julho de 2022. Rainha do peso galo e do peso pena (até 65,7kg), a ‘Leoa’ se aposenta do esporte com um incrível cartel de 23 vitórias e cinco derrotas e com triunfos importantes sobre nomes como Ronda Rousey, Holly Holm, Cris Cyborg e Valentina Shevchenko (duas vezes).

Tags