O Prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), anunciou nesta quarta-feira (21) que planeja solicitar uma reunião com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para discutir a possibilidade de alargamento da Ponte do Igapó. De acordo com o prefeito, a estrutura atual da ponte tem se tornado um obstáculo para o fluxo viário entre os bairros das zonas Oeste e Norte da cidade.
A Ponte de Igapó, importante ponto de ligação entre os municípios da região metropolitana, tem sido alvo de críticas por não atender mais as demandas atuais de tráfego. Além disso, uma das alças está interditada desde 21 de março. O DNIT planeja fazer a restauração da ponte, mas o prazo para entrega está previsto para agosto de 2024.
Segundo a secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Daliana Bandeira, a sugestão que será apresentada ao DNIT é a construção de uma terceira faixa para a ponte. A proposta de alargamento da Ponte de Igapó é a de abrir uma nova faixa central que pode ficar reversível de acordo com o fluxo do tráfego.
“A gente já questionou o DNIT, perguntando qual seria a previsão [de abertura das duas alças de tráfego], porque já se passaram três meses e nada foi feito. Então, temos uma grande preocupação na entrada da Avenida Felizardo Moura. Nossa maior preocupação imediata é que a ponte está fechada. Já provocamos o DNIT e enviamos um ofício, mas ainda não recebemos uma resposta”, informou Daliana Bandeira.
Segundo o DNIT, a execução dos serviços está prevista dentro da vigência do contrato, cujo prazo final é agosto de 2024, quando toda a Obra de Arte Especial será restaurada. O investimento é de R$ 20,8 milhões, destinado à restauração de toda a extensão das duas pontes.
A obra na Felizardo Moura prevê drenagem, pavimentação, calçada, ciclovia e a implantação de faixa reversível, garantindo mais fluidez no trânsito e resultando em um aumento de 30% da capacidade da via. O projeto prevê a aplicação de investimentos na ordem de R$ 43 milhões, sendo realizado conjuntamente pela Prefeitura de Natal e pelo Governo Federal.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias