Economia

Alares assume Cabo Telecom e planeja novos investimentos no RN

Empresa potiguar integra um grupo com atuação em seis estados e passa agora a adotar o nome de Alares para se consolidar como uma marca nacional; No RN estão cerca de um quarto dos clientes

por: NOVO Notícias

Publicado 15 de maio de 2023 às 15:30

Alares assume Cabo Telecom e planeja novos investimentos no RN

Denis Ferreira, CEO da empresa Alares, empresa que dará nome à Cabo Telecom – Foto: Divulgação

Uma empresa consolidada no mercado das telecomunicações do Rio Grande do Norte, a Cabo Telecom está passando por mudanças e, desde a semana passada, se tornou Alares Internet, assumindo o nome do grupo que engloba empresas em seis estados do Brasil, com uma base de mais de 500 mil clientes. Denis Ferreira, CEO da Alares, concedeu entrevista ao NOVO e falou sobre o passado, presente e futuro da empresa que seguirá entregando comunicação a clientes em 12 cidades do Rio Grande do Norte. Confira a entrevista:

NOVO Notícias – A Cabo Telecom é uma marca referência no mercado do Rio Grande do Norte, e agora assume a identidade de Alares. Como a empresa chegou até a Cabo?
Denis Ferreira – A gente sabe exatamente o valor que o potiguar dá para a Cabo Telecom. Contando um pouco da história, a Cabo começou lá nos anos 2000, quando lançou aqui TV por assinatura. Depois, ao longo do tempo ela foi vendida algumas vezes. Em 2015, um fundo americano que se chama Akon, comprou a Cabo aqui em Natal e comprou a Videomar em Fortaleza, dando início ao que depois virou o grupo Conexão, que é a origem da Alares. O Conexão foi comprando empresas em diversos locais do Brasil. Então, hoje, a Alares está presente em seis estados brasileiros. Estamos no Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Então, a Cabo ela constitui uma rede de 18 empresas que foram compradas ao longo desses anos, e que constituíram o que foi o grupo Conexão.

NOVO – Então, a Alares, que antes era Conexão, não está desembarcando agora no RN. O que vocês já fizeram na Cabo?
DF – A gente tem um momento bastante grande de transformação da empresa – Alares – com investimento pesado que nós fizemos, inclusive fizemos muito investimento aqui na Cabo, no sentido de fazer a sobreposição de 100% da rede antiga dela que era em cima da Cabo, construímos 100% da área de cobertura em fibra ótica para a gente fazer a evolução tecnológica da Cabo e poder continuar prestando serviços aqui inovadores de qualidade.

NOVO – O que a Cabo representa para o grupo Alares?
DF – A Cabo é uma das principais empresas que constituíram o grupo Conexão, que virou a Alares. E ela virou Alares porque a gente já tinha uma amplitude nacional, com mais de 509 mil assinantes distribuídos nos seis estados que atuamos. E a gente precisava construir uma identidade nacional, como empresa internamente, e também como marca das diversas marcas que nós tínhamos. Ao longo de 2022, nós fizemos um projeto de desenvolvimento dessa marca Alares. E aí que te conto um pouco sobre isso e a importância da Cabo nesse desenvolvimento do nome. Quando a gente começou a desenvolver o nome, pensamos em definir o que a empresa quer ser. Mas também a gente olhou quais eram as principais características que a gente tinha e que a gente queria que fosse o DNA da Alares. E muitas dessas características, desse DNA nosso, ele vem da Cabo, então a qualidade do serviço, proximidade do cliente, inovação, a gente vê isso aqui na Cabo Telecom, e foi usado muito desse DNA da Cabo na construção da marca Alares.

NOVO – O que a Alares tem de novidade para o consumidor potiguar?
DF – Junto com o lançamento da marca, nós estamos trazendo várias novidades aqui para a população, em termos de atendimento de internet. Então, a gente está trazendo cada vez mais o portfólio de serviços abrangente, chegando aqui até 900 megabytes de produto, que a gente vende com upload sempre de metade desse valor em todos os produtos. Então, 900 é com 450, 600 é com 300. A gente também está trazendo vários serviços agregados. Lançamos recentemente alguns produtos o streaming Paramount+ incluído, com McAfee incluído, que é um produto de antivírus, que ajuda a proteger o nosso cliente de ataques cibernéticos e fraudes. Recentemente lançamos também para alguns produtos do nosso portfólio, um serviço que todo mundo conhece, o Deezer, que tem um valor importante. Lançamos também a possibilidade de o cliente comprar através do nosso serviço, o HBO, que todo mundo também reconhece como um dos principais streamings hoje que gera um conteúdo de excelência. Outro produto que está sendo lançado e anunciado em primeira mão é a possibilidade de ter o DGo, plataforma de streaming da consolidada marca DirecTV.

NOVO – Atualmente, a Cabo tem atuação em 12 cidades do RN e uma na Paraíba. Há previsão para aumento dessa oferta?
DF – Nós estamos presente nos seis estados, em 118 cidades. Geralmente no interior de São Paulo e Minas Gerais são cidades menores. Aqui a gente está na Região Metropolitana de Natal e depois tem cidades importantes também, indo mais para o litoral Sul. Chegamos ali até Tibau do Sul, passando por quase todas as cidades. A gente sempre olha as oportunidades que a gente tem para crescer do ponto de vista orgânico que é próximo da nossa atuação já. Mas também o inorgânico. E aí o inorgânico é a possibilidade de fusões e aquisições, mas aí a gente olha sobre o aspecto Brasil. Então, a Alares vai continuar crescendo, não só na região, mas também para o Brasil.

NOVO – A empresa tem, no Brasil, mais de 509 mil assinantes. O que o RN representa nessa totalidade?
DF – No Rio Grande do Norte temos hoje cerca de 140 mil assinantes. Isso representa aproximadamente um quarto da nossa base.

NOVO – E em número de colaboradores?
DF – A Alares tem hoje no Brasil todo cerca de 2 mil colaboradores, e um terço desse total está aqui no Rio Grande do Norte. Para você ter uma ideia, o nosso diretor de tecnologia fica aqui em Natal, mas ele é para o Brasil todo. Obviamente, o que faz a grande diferença no final das contas são as pessoas da empresa e isso é uma coisa que a gente tem investido bastante. Temos o nosso call center aqui, nossos times de campo estão aqui, nossos vendedores estão aqui. A gente tem treinamento, tem reciclagem desse time, porque isso faz a diferença e isso no final das contas é o que mostra a proximidade, mostra como que a gente entrega o serviço para cada um dos potiguares que têm a Cabo com provedora de internet e que, agora, passa a ser Alares.

Tags