As chuvas fortes que atingiram Natal na madrugada desta segunda-feira (13) causaram alagamentos em Ponta Negra, afetando principalmente o trecho onde estão em andamento as obras de engorda da praia. A rede de drenagem do calçadão não conseguiu suportar o volume de água, resultando em poças de lama, sujeira e mau cheiro na área.
Comerciantes da região relataram dificuldades para trabalhar devido às condições adversas. Eles destacaram o prejuízo causado pela sujeira espalhada após o escoamento da água e o forte odor que tomou conta da região. Além disso, problemas hidráulicos nos banheiros públicos também agravaram a situação, gerando vazamentos.
Vídeos feitos por moradores mostraram pontos da obra alagados, especialmente nas imediações do quiosque 18. Turistas, que visitavam Ponta Negra, também expressaram insatisfação com as condições do local, lamentando as dificuldades em um dos principais pontos turísticos de Natal.
A obra de engorda da Praia de Ponta Negra, que está 92% concluída, promete transformar a paisagem e oferecer mais segurança para a orla. Com uma extensão total de 4,05 km, a conclusão está prevista para o final de janeiro de 2025.
O titular da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, e a titular da Seinfra, Shirley Cavalcanti, visitaram a área no final da manhã. Os gestores avaliaram a situação para entender se o acúmulo de água se trata de esgoto.
Segundo Thiago Mesquita, o que ocorreu foi que o volume de água de chuva e de esgoto aumentou devido à conexão inadequada em dois pontos de drenagem. “Já acionamos a empresa responsável para resolver rapidamente o problema, e a partir de amanhã, a equipe trabalhará 24 horas por dia para corrigir a interconexão entre esses pontos e evitar que a situação se repita. Embora a solução leve alguns dias ou até semanas, uma vez resolvido, o alagamento não será mais um problema”, explicou.
Ainda segundo ele, a previsão é que até 31 de janeiro a engorda será finalizada, assim como a finalização da obra de drenagem. “Atualmente, a maior parte da água já foi absorvida pelo sistema de drenagem, e estamos tratando pontualmente a questão com um processo mecanizado”, pontuou. O secretário disse ainda que o problema foi simples de ser identificado: o ponto 9, que recebe a maior carga hidráulica, estava com dificuldades na conexão com o ponto 8, que não tem a mesma capacidade de absorção, causando o extravasamento. “A execução será corrigida nas próximas semanas, sem impactar o cronograma da obra, pois a equipe estará dedicada a resolver a questão, enquanto a drenagem continua sendo feita ao longo de Ponta Negra até o Morro do Careca”, disse.
As chuvas do início da semana também causaram problemas em outras regiões da cidade. Uma máquina retroescavadeira caiu na obra da Rua Nossa Senhora do Ó, no bairro de Igapó, Zona Norte de Natal.
A Prefeitura de Natal inaugurou obra de modernização da via, com drenagem e construção de calçadas em 30 de dezembro de 2024 no trecho das Ruas Nossa Senhora do Ó e da Santo Inácio de Loyola. De acordo com o antigo prefeito Álvaro Dias, a gestão investiu cerca de R$ 8 milhões na recomposição e ampliação do sistema de drenagem, construção de calçadas acessíveis e instalação de piso intertravado.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias