Um adolescente de 14 anos morreu, nesta sexta-feira (28), enquanto aguardava vaga em um leito pediátrico de UTI Covid no Rio Grande do Norte. Identificado como Geovani Augusto, o menino morava no município de São Tomé, na região do Trairí. Ele tinha paralisia cerebral, estava com covid-19 e, segundo os médicos, precisava realizar o tratamento em uma UTI.
Ele estava internado desde a última quarta-feira (26) na unidade mista de saúde do município de São Tomé e integrava uma lista de espera por leitos críticos. Não há registro de vacinação do garoto contra a Covid-19 no RN Mais Vacina, nem na plataforma do Ministério da Saúde.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lamentou o óbito do adolescente e justificou a espera diante do avanço da covid-19 no estado. “A equipe técnica da Sesap tem trabalhado diuturnamente na tentativa de garantir uma assistência rápida e adequada a toda população do estado. Infelizmente com a velocidade do agravamento da pandemia e a busca expressiva por leitos, principalmente os pediátricos, somado ao adoecimento também dos profissionais de saúde, não permite a oferta de leitos na velocidade necessária”, disse a secretaria.
Ainda segundo a Sesap, o RN dispõe atualmente de dez leitos de UTI e 30 clínicos no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, além de três de UTI no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, todos ocupados. O planejamento é de que o Maria Alice chegue a 16 leitos de UTI.
“A Sesap reforça ainda a importância de que as crianças sejam vacinadas contra a Covid-19 o mais rápido possível, pois a vacina é eficaz e segura”, acrescentou na nota.
Trabalho coordenado pela Sesap abriu mais de 100 leitos em três dias
A estrutura para tratamento da Covid-19 no Rio Grande do Norte ultrapassou os 400 leitos, somando unidades de UTI e clínicos, nesta sexta-feira (28). O trabalho coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com municípios, possibilitou a abertura de mais de 100 leitos em três dias, passando de 313 no dia 25 para 418 leitos no fim da manhã desta sexta.
De acordo com a plataforma Regula RN, desses 418 leitos destinados ao tratamento da Covid-19, 161 são críticos e 257 clínicos. Assim, foram 26 leitos críticos e 69 clínicos disponibilizados na rede em três dias.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias