Foram seis clássicos ao longo da competição; o ABC venceu apenas um, o último, justamente o que lhe conferiu o título de campeão de 2022; nas demais partidas, o América venceu duas e empatou três, perdendo a decisiva.
Publicado 13 de abril de 2022 às 23:49
O ABC confirma mais uma vez o título de maior campeão do mundo em competições locais ao conquistar mais um Campeonato Potiguar, vencendo o América por 4 a 2 na noite dessa quarta-feira (13), no estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão. Esse é o 57º título estadual da equipe alvinegra.
Foram seis clássicos ao longo da competição. O ABC venceu apenas um, o último, justamente o que lhe conferiu o título de campeão de 2022. Na demais partidas, o América venceu duas e empatou três, perdendo a decisiva.
O jogo começou tenso, truncado, com poucas chances de gol para as duas equipes; tanto que o primeiro chute a gol só saiu aos 14 minutos, dos pés de Kelvin.
Mas aos 27 minutos, o ídolo da Frasqueira, Wallyson muda tudo, cobrando escanteio pela esquerda, marcando gol olímpico, incendiando a torcida alvinegra, a única no estado – já que nas duas últimas partidas na Arena das Dunas as arquibancadas eram apenas dos torcedores do América.
A reação americana viria de Wallace Pernambucano, após uma jogada pela esquerda, lançando Elvinho, que se livra de três zagueiros e empata a partida aos 42 minutos. O jogo segue bastante disputado até que o árbitro Anderson Daronco, da Fifa, apita o final do primeiro tempo no Frasqueirão, que recebeu um público estimado em 15 mil pessoas.
As equipes voltam sem alterações para a etapa complementar. Logo aos 11 minutos, o jogador Felipinho abre os braços além da conta dentro da grande área e toca a bola. Pênalti marcado e convertido por Wallace Pernambucano.
Vale lembrar que Felipinho foi o mesmo que marcou pênalti contra o América na última partida no Arena das Dunas, que fez a partida terminar empatada, enquanto o ABC vencia.
Wallyson tem dificuldade de aparecer mais ofensivamente no jogo até então. Aos 20 minutos, ele não consegue dominar a bola na entrada da pequena área, desperdiçando mais uma chance do ataque.
Eis que aos 22 minutos, o árbitro Anderson Daronco, em cima do lance, marca pênalti para o ABC após Filipinho ser lançado e derrubado, ao avançar em velocidade na grande área e ser desequilibrado por um pisão do defensor rubro. O próprio Felipinho marca e começa a mudar sua história na final.
A equipe do América dá sinais de desencontro e de estar perdida taticamente após a saída de Wallace Pernambucano, que deixou o gramado levado pelo carrinho de serviço, sem condições físicas de jogo.
O ABC não perdeu tempo e aos 25 minutos empatou a partida com pênalti cobrado com precisão e força por Wallyson, artilheiro do campeonato com 12 gols. O desempate, porém, vem dos pés de Felipinho, que desvia de cabeça para as redes após cobrança de escanteio precisa do Mago Wallyson. ABC na frente: 3 a 2.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias