O ABC enfrenta neste sábado (17), em Salvador (BA), o Vitória em partida válida pela quarta rodada da Copa Nordeste. Com seis pontos e em terceiro lugar do Grupo A, o time potiguar quer se consolidar no topo da tabela com a terceira vitória seguida na competição regional.
O alvinegro vem de um importante resultado sobre o Sampaio Correia (MA), quando venceu os maranhenses por 2 a 0 no Frasqueirão, em Natal, e agora tem o desafio de encarar um ameaçado Vitória — que soma apenas um empate e duas derrotas no torneio regional.
A partida dos potiguares em terras forasteiras marca o início de uma série jogos fora de casa. Serão quatro confrontos em 12 dias – uma média de uma partida a cada 3 dias. Ao todo, os potiguares percorrerão mais de 5,5 mil quilômetros no período.
Após enfrentar o Vitória da Bahia, o ABC segue para o Ceará, onde encara o Ferroviário, em Fortaleza, também pela Copa do Nordeste, no dia 22. Após isso, pelo Campeonato Estadual, o alvinegro enfrenta o Potiguar, em Mossoró, no dia 25. Encerrando o périplo, os abcedistas estreiam, em 1º de março, na Copa do Brasil. O jogo será contra o Tuntum, às 19h, no município de mesmo nome, no interior do Maranhão.
Nesta primeira fase da Copa do Brasil, a decisão pela classificação se concentra em apenas um jogo. Os times que jogam em casa precisam vencer por qualquer diferença no placar. As equipes visitantes têm a vantagem de jogar pelo empate. A orientação do mando dos jogos é definida por meio do ranking de clubes da própria CBF. Os times melhores no ranking são os visitantes.
O desafio quádruplo longe de casa será o grande teste da equipe deste início de temporada. Os potiguares até agora têm apenas uma derrota em 2023. O ABC perdeu por 2 a 0 pelo Sport, em Recife (PE), em 21 de fevereiro. Em compensação, dentro de casa, os potiguares estão em ótima forma. O time não perde há 22 jogos: são 16 vitórias e seis empates.
O ABC só volta ao Frasqueirão em 4 de março, pela Copa do Nordeste, quando recebe o Atlético da Bahia.
Vitória em crise
O Vitória enfrenta uma série de resultados negativos nas últimas semanas. O time baiano é o penúltimo colocado no Grupo A da Copa do Nordeste, com apenas um ponto somado em três rodadas, e está em quinto lugar na disputa no Campeonato Estadual.
A Copa do Nordeste foi responsável pela demissão do técnico João Burse. Ele deixou o clube depois da derrota para o CSA, pela terceira rodada do torneio. Quem está à frente do clube é Léo Condé, que já soma uma derrota no torneio regional, contra o Sergipe, por 2 a 1, na última quarta-feira (15).
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias