Cotidiano

A pandemia deixou tensões que demandam cuidado e atenção do profissional de psicologia, diz CRP

por: NOVO Notícias

Publicado 26 de agosto de 2021 às 16:07

Keyla Mafalda

Keyla Mafalda, presidente do Conselho Regional de Psicologia – Foto: Divulgação

Sexta-feira, 27, a partir das 9h, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) realizará uma homenagem ao Dia do Psicólogo. A iniciativa foi articulada pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-RN) e faz parte da programação da Jornada de Psicologia do CRP.

A audiência pública terá como tema o “Compromisso da Psicóloga e do Psicólogo com a sociedade e com a profissão em tempos de pandemia”, e será transmitida pela TV Assembleia no canal aberto, no Youtube da ALRN, no Facebook do CRP-RN e da deputada Isolda Dantas.

De acordo com Keyla Amorim, presidente do CRP-RN, pautar o papel do psicólogo no contexto pandêmico é de suma importância, já que as demandas psicossociais aumentaram exponencialmente por diversos fatores como o distanciamento, as mudanças nos vínculos afetivos, a fome, o desemprego ou a sobrecarga de trabalho, acarretando sofrimento psicológico e transtornos diversos como ansiedade, depressão, estresse pós-traumático, entre outros.

“Os profissionais da Psicologia estão com uma imensa demanda para atender cada um que traz a sua história, a sua dor. E as psicólogas e os psicólogos, estão disponíveis à sociedade para oferecer essa escuta qualificada e oferecer suporte emocional. Parte das psicólogas está atendendo online e outra no front, nos hospitais, nas clínicas, nos CRAS e CREAS, lidando com essa população impactada pela pandemia”, afirma a conselheira.

Ainda segundo a conselheira, a pandemia deixará sequelas a longo prazo. “Todos nós fomos convocados a lidar com diversos processos, além do luto, da impossibilidade da despedida. A pandemia deixou tensões que demandam o cuidado, o acolhimento e a atenção do profissional da Psicologia com esses sujeitos que estão vulneráveis”, diz.

A presidente completa que é preciso fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), do Sistema Único de Saúde. “Ainda há uma carência muito grande de profissionais nos hospitais e nas Unidades Básicas. Precisamos que o poder público invista de forma mais efetiva na disponibilidade de vagas para profissionais de Psicologia, para que os serviços sejam oferecidos de forma gratuita, universal e de qualidade, obedecendo aos princípios do nosso SUS, além de remunerar esses profissionais de forma justa”, enfatiza.

Jornada de Psicologia

A audiência pública em homenagem à categoria profissional ocorre junto à programação da 19ª Jornada de Psicologia do CRP-RN, que ocorre virtualmente de 23 a 27 de agosto.

Entre os temas discutidos na Jornada estão os desafios dos estudantes no retorno às aulas presenciais e a importância da Psicologia Escolar; o suicídio entre pessoas das populações LGBTs, negras e indígenas; o atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual; a Avaliação Psicológica; entre outros.

“O tema vai nos provocar uma reflexão sobre os retrocessos no campo social, educacional, nas políticas de saúde mental, nos direitos humanos, e em várias áreas nas quais a Psicologia atua: na Clínica, na Educação, na Assistência Social, na Justiça, etc., nos convocando a reinventar nossa atuação”, afirmou a conselheira.

Tags