Prefeito de Mossoró “preferiu o caminho da espetacularização”, diz Cadu Xavier

Além de Allyson Bezerra, o principal articulador do movimento de emparedamento da gestão petista Babá Pereira, prefeito de São Tomé e ex-presidente da Femurn, também levou falta no encontro

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 18 de agosto de 2023 às 00:25

No final da tarde desta quinta-feira a governadora Fátima Bezerra recebeu a Femurn e a sua diretoria para tratar do repasse das dívidas que o Governo do RN ainda tem com prefeituras potiguares, como é o caso dos repasses referentes à compensação financeira do ICMS de 2022.

Segundo o secretário estadual de Fazenda, Cadu Xavier, o encontro ocorreu em “um ambiente de diálogo” no qual “foi acordado o repasse dos débitos reconhecidos pelo Governo”, reforçando o que já havia sido definido anteriormente.

No entanto, ausências foram sentidas na reunião: dos gestores que mais pressionaram e insistiram em realizar a reunião com a presença da governadora, cobrada durante o ato de protesto realizado no Centro Administrativo,  mesmo após terem sido recebidos por Cadu Xavier e pela secretária de Planejamento, Virgínia Ferreira, dias antes, quando houve a negociação das demandas com o grupo e os secretários aceitaram a proposta de pagamento apresentada pela Femurn, chegando a um acordo referendado em ata produzida pela própria Federação dos Municípios.

Entre os ausentes, o articulador do movimento de emparedamento da gestão petista Babá Pereira, prefeito de São Tomé e ex-presidente da Femurn, aliadíssimo do senador Rogério Marinho, e Allyson Bezerra, prefeito de Mossoró, um dos mais críticos aos atrasos do Executivo durante a mobilização dos prefeitos.

Ao comentar sobre o resultado da conversa com a Femurn, o secretário da Fazenda ressaltou a falta de Allyson na reunião e fez críticas ao posicionamento adotado pelo prefeito de Mossoró, que vem utilizando as redes sociais para reclamar ao invés de procurar o diálogo.

“Diferentemente dos demais (presentes), o prefeito de Mossoró apresentou dados de supostos débitos do Governo com o município. Dentre os valores expostos em suas redes, quase 50% se referem a um questionamento de valores repassados aos demais municípios, ou seja, não são débitos do Estado. Ao invés de ir para a mesa de nnegociação, o Prefeito preferiu o caminho da espetacularização e politização do tema. Lamentável”, escreveu Cadu Xavier no Twitter.

Participaram da reunião desta quinta-feira, além da governadora, de Cadu Xavier e de Virgínia Ferreira, o vice-governador Walter Alves e o secretário-Chefe da Casa Civil Raimundo Alves.

Resultado da reunião

O atual presidente da Femurn, o prefeito de Lagoa Nova Luciano Santos comentou em vídeo o resultado da conversa com Fátima Bezerra.

Assista 👇