A Neoenergia divulgou na tarde desta terça-feira (15), dia marcado pela ocorrência de um apagão nacional, um comunicado informando sobre a possibilidade de ressarcimento de aparelhos elétricos danificados em razão de quedas de energia. De acordo com a empresa, os equipamentos danificados poderão ser ressarcidos de acordo com o que estabelece Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Um detalhe importante na nota emitida pela concessionária sobre a possibilidade de ressarcimento de aparelhos elétricos danificados por pane elétrica é que os clientes não devem consertar o equipamento antes da vistoria.
Confira a nota completa da Neoenergia:
“A Neoenergia informa que promove o ressarcimento de equipamentos elétricos danificados, seguindo critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O/a cliente deve registrar a reclamação por meio dos canais de relacionamento como WhatsApp (84 3215 6001). A empresa alerta que os/as clientes não devem consertar o aparelho antes da vistoria.
Caso a análise constate que a avaria foi provocada por eventos na rede de distribuição de energia, a concessionária solicita ao/a cliente apresentar dois laudos e orçamentos de assistências técnicas e demais documentos exigidos pela legislação do setor elétrico para avaliação. Caso aprovado, o/a cliente será indenizado pelos danos.”
Na tarde desta terça-feira também, às 16h38, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou que o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido em todos os estados do Brasil. Segundo a informação, o reestabelecimento da energia aconteceu às 14h49. O informe se refere ao apagão de alcance nacional que teve início às 8h31.
A pane no sistema elétrico provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos a perda de 18.900 MW de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.
O ONS explicou que, “assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A normalização das cargas da região Sul foi concluída às 9h05 e nas regiões Sudeste/Centro-Oeste, às 9h33. O SIN foi 100% recomposto às 14h49. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.”
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias