“Nunca antes na história da educação brasileira um governo sancionou uma lei específica para as escolas de tempo integral”. Foi assim que a governadora Fátima Bezerra comentou a respeito do lançamento, na manhã desta segunda-feira, do Programa Escola em Tempo Integral. “Momento histórico!”, comemorou a gestora do RN, que participou do evento, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília.
A solenidade foi, na verdade, o momento da sanção do projeto pelo presidente Lula, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana. “As evidências já mostraram que a escola em tempo integral garante uma série de benefícios para as crianças. Todos os indicadores mostram que também diminui a evasão no ensino”, avaliou o ministro.
Segundo o Governo Federal, o programa terá como objetivo ampliar em um milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil ainda neste ano. A meta é atingir 3,2 milhões de matrículas até 2026.
“O governo do presidente Lula mostra, mais uma vez, que prioriza a educação, que nada mais é do que priorizar o crescimento do nosso povo”, ressaltou Fátima, que foi relatora do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) no primeiro governo Lula, programa que distribui bilhões para a Educação pelo Brasil e que, atualmente, garante dois terços dos recursos que os municípios investem na área.
Aliás, a governadora do RN foi tratada com destaque durante o lançamento, tendo sido posicionada, durante o evento e nas fotos, ao lado do presidente da República e do ministro da Educação.
O Programa Escola em Tempo Integral é um dos focos da gestão de Santana para melhorar a qualidade do ensino no país. O ministro é ex-governador do Ceará, estado com maior proporção de alunos de ensino fundamental matriculados em escolas de tempo integral, de acordo com o Censo Escolar 2022.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias