Esporte

Copa Feminina de Futebol movimenta torcedores na Grande Natal

Moradores de Macaíba, na Grande Natal, iniciaram a decoração da rua onde moram para, juntos, assistirem aos jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina

por: NOVO Notícias

Publicado 24 de julho de 2023 às 16:00

Copa Feminina de Futebol movimenta torcedores na Grande Natal

Wellington Potiguar é o artista plástico por trás dos famosos murais em tempos de Copa do Mundo – Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

Na parede, os rostos de grandes ídolos do futebol feminino estampam a rua Amélia Mesquita, em Macaíba, cidade da grande Natal. Marta, Bárbara e, entre elas, a potiguar Antônia – que ganhou destaque especial com um desenho dedicado inteiramente a ela -, foram homenageadas pelos moradores. Assim como na Copa do Mundo masculina, o trecho da via foi totalmente repaginado para que moradores, visitantes e até mesmo quem passa pelo local possa acompanhar a trajetória da Seleção Brasileira Feminina de Futebol na Copa do Mundo que acontece na Austrália e Nova Zelândia até novembro.

Apesar de ser considerado o país do futebol, olhando para pouco tempo atrás, não era comum se criar grandes expectativas quando o assunto era a categoria feminina do esporte. Mas, agora, a sociedade vive um novo momento. Passou-se o período em que as preparações para o mundial se resumiam às participações da seleção pentacampeã, que em 2022 deixou o campeonato nas quartas de final, quando o Brasil só marcou dois gols e foi derrotado pela Croácia que balançou a rede quatro vezes.

Leia também

Para assistir o mundial feminino, os moradores se uniram, onde cada um contribuiu de alguma forma. Quem encabeçou o movimento foi o artista plástico Wellington Potiguar, já conhecido da comunidade. Durante a Copa do Mundo masculina, o artista desenhou a seleção, e segundo ele, não seria diferente nesta edição. “Esse é um trabalho feito não só por mim, mas em equipe por todos aqui da rua da copa. Temos ajuda do material humano para durante as partidas fazer a festa. Aqui a ajuda vem desde a criança de 5 anos, até o idoso de 90 anos”, destacou Wellington Potiguar.

O artista plástico enalteceu que para os potiguares essa edição da competição tem um gostinho especial com a presença da jogadora nascida em Riacho de Santana, Antônia, de 23 anos. O mundial movimenta gente de todas as idades. O pequeno Ítalo, de 5 anos, ajudou o pai a pintar a rua para os dias de jogos. “Eu pintei as bolas no chão, um pouco do painel com meus amigos e gostei bastante do resultado”, disse.

Mesmo o primeiro jogo da Seleção Brasileira Feminina sendo em uma segunda-feira pela manhã, não faltou animação. A rua virou uma atração turística. O casal Iane Michele e Paulo Sérgio saiu da zona norte de Natal para conferir de perto o trabalho do artista potiguar. “Eu achei super fantástica a ideia. Precisamos valorizar cada vez mais esse trabalho, a criatividade, e também a participação da mulher nessa importante competição”.

Estreia com goleada

O Brasil começou nesta segunda-feira (24), diante do Panamá, a jornada na Copa do Mundo Feminina FIFA, no estádio Hindmarsh, em Adelaide (AUS). Com uma apresentação impecável, o primeiro passo foi trilhado com uma goleada por 4 a 0, com direito a show particular de Ary Borges, que marcou três gols e deu uma assistência na sua estreia em Copas do Mundo.

A vitória começou a ser construída já no primeiro tempo, quando Ary Borges já mostrou suas qualidades de artilheira e marcou os dois primeiros gols do Brasil na competição. Aos 19 minutos ela aproveitou cruzamento da esquerda para a direita e de cabeça abriu o marcador. O segundo tento foi marcado aos 39 minutos, quando Ary aproveitou sobra dentro da pequena área e ampliou o marcador.

Na etapa final o Brasil mostrou ainda mais talento. O terceiro gol foi marcado após uma linda jogada, que foi finalizada por Bia Zaneratto, aproveitando passe de calcanhar de Ary Borges, a craque do jogo, aos 3 minutos da etapa final. Aos 25 minutos mais uma vez Ary Borges aproveitou cruzamento na área e, de cabeça, deu números finais ao jogo, marcando o seu terceiro gol.

Com a vitória o Brasil inicia a caminhada rumo ao título inédito na liderança do Grupo F. Mais cedo, as próximas adversárias da equipe de Pia Sundhage, França e Jamaica, empataram em 0 a 0 e dividem a segunda posição. Na próxima rodada o Brasil encara o jogo considerado mais difícil desta primeira fase, quando enfrenta a França, no próximo sábado (29), às 07h. No mesmo dia, às 09h30, Panamá e Jamaica se enfrentam. Uma vitória do Brasil contra as francesas já garante a classificação às oitavas de final.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags