18A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realizaram em conjunto a Operação Cingulata, nesta terça-feira (18), que investiga um grupo criminoso especializado na caça ilegal de animais silvestres com fins recreativos no RN. A atuação desse grupo ocorria nos municípios de Martins, Messias Targino e Patu, localizados na Região Oeste do Rio Grande do Norte.
A operação mobilizou doze policiais federais e seis fiscais do IBAMA, os quais cumpriram três mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela 12ª Vara da Justiça Federal da comarca de Pau dos Ferros/RN. No decorrer das buscas, foram apreendidos diversos objetos utilizados para a caça ilegal no RN, incluindo armadilhas, espingardas, munições e animais abatidos e congelados.
Além disso, aparelhos celulares também foram recolhidos e serão submetidos à perícia em busca de mais indícios dos crimes cometidos pelo grupo. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, um homem foi preso em flagrante no município de Martins por porte ilegal de arma de fogo.
O nome da operação, “Cingulata”, faz referência à ordem de mamíferos desdentados que inclui os tatus existentes nos dias atuais e seus semelhantes já extintos. Essa escolha destaca a importância da proteção da fauna silvestre e da preservação desses animais que compõem parte essencial da biodiversidade brasileira.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias