Internos da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga (PERCM), em Nísia Floresta, estão construindo um novo espaço para o atendimento jurídico na unidade, com insumos fornecidos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) e a OAB.
Quatro internos privados de liberdade classificados e aptos ao trabalho, inclusive com curso de qualificação em pedreiro de alvenaria ofertado pela SEAP através do SENAI, estão envolvidos na obra. Eles já levantaram as paredes onde, em 60 dias, funcionarão três cabines de atendimento e uma sala que possibilitará o contato do detento com o advogado de forma virtual (teleatendimento).
O vice-diretor da PERCM, policial penal Reinaldo Galvão, explica que o projeto tornará o atendimento jurídico mais seguro e confortável para os advogados, defensores públicos, internos e servidores. “Esse espaço é um importante avanço para a unidade”, citou, explicando que pela nova arquitetura os internos acessarão o parlatório por um corredor interno e os advogados pela parte externa, tornando o ambiente muito mais controlado. O diálogo do interno com o advogado será feito por um interfone, uma vez que um vidro impedirá o contato físico.
O interno R.C. tem 42 anos e há cinco cumpre pena na PERCM. Ele é um dos operários que tiveram acesso aos cursos no sistema prisional e, agora, trabalha para remir a pena em um dia para cada três dias de serviço realizado na obra. “Estamos colocando em prática o que aprendemos. É uma grande oportunidade e nos dá esperança de sermos uma pessoa melhor”, disse.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias