Brasil

Belém sediará a COP 30 da ONU em 2025

Presidente Lula anunciou nesta sexta-feira (26) a conferência global sobre mudanças climáticas na capital paraense

por: NOVO Notícias

Publicado 26 de maio de 2023 às 19:20

 Belém sediará a COP 30 da ONU em 2025

Belém sediará a COP 30 da ONU em 2025 – Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou hoje que Belém, a capital do Pará, será a sede da COP 30, a conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2025. A confirmação foi feita em um vídeo com a participação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

“Confirmo que as Nações Unidas aprovaram a realização da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Belém, Pará, em novembro de 2025”, disse o chanceler.

Leia também:

“Essa proposta foi apresentada pelo presidente Lula quando ainda era presidente eleito, em novembro do ano passado, na última reunião da COP no Egito”, acrescentou.

A COP é o maior evento global sobre mudanças climáticas e proteção ambiental. Ela reúne líderes mundiais e representantes de todos os países-membros para firmar acordos e discutir o progresso em relação às metas de preservação ambiental. Foi em COPs que acordos importantes, como o Protocolo de Kyoto em 1997 e o Acordo de Paris em 2015, foram estabelecidos.

“Por que não na Amazônia?”

Lula participou da Conferência do Clima no Egito ainda como presidente eleito, no fim do ano passado. Em janeiro, o governo oficializou a candidatura de Belém para sediar o evento junto à ONU. Em seu discurso, o petista defendeu que o Brasil retomará as políticas de proteção ambiental e anunciou publicamente a candidatura da capital paraense.

“Eu dizia que eu já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague, e o pessoal só fala da Amazônia. Então eu dizia assim: ‘por que, então, não fazer a COP no estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia’?”

Questionado pelo presidente se o estado está preparado para receber o evento, Barbalho assentiu. “Aumenta a nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado e, acima de tudo, a responsabilidade da agenda ambiental, conciliando os amazônidas da nossa região e, claro, o respeito ao meio ambiente”, frisou o governador.

Tags