Cotidiano

Motoristas de aplicativos em Natal paralisam serviços na segunda-feira (15)

De acordo com a Associação dos Motoristas Autônomos por Aplicativos do Rio Grande do Norte (Amapp), cerca de 70% dos profissionais da categoria devem aderir à greve em Natal

por: NOVO Notícias

Publicado 12 de maio de 2023 às 14:51

Crédito: Divulgação Uber

Motoristas de aplicativos de transporte como Uber e 99 planejam uma paralisação de 24 horas na próxima segunda-feira (15) em protesto contra as atuais condições de trabalho e remuneração. A decisão foi anunciada por associações e representantes da categoria, que alegam que as plataformas não estão oferecendo as condições necessárias para que eles possam trabalhar de maneira justa.

De acordo com a Associação dos Motoristas Autônomos por Aplicativos do Rio Grande do Norte (Amapp), cerca de 70% dos profissionais da categoria devem aderir à paralisação em Natal. A Amapp afirma, em publicação feita nas redes sociais, que a intenção é reivindicar melhores condições de trabalho e repasses mais altos nas tarifas das corridas.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por AMAPP-RN (@amapprn)

As principais reivindicações da categoria são o ganho mínimo de R$ 10 reais por corrida e um maior valor pelo quilômetro rodado e pelo tempo da viagem. A Amapp argumenta que os motoristas estão trabalhando cada vez mais horas para ganhar o mesmo dinheiro e que isso é insustentável a longo prazo.

A paralisação está prevista para durar 24 horas e tem manifestações de rua marcadas em algumas capitais. Segundo os organizadores, a intenção é chamar a atenção para as demandas da categoria e pressionar as empresas a fazerem mudanças significativas em suas políticas de remuneração.

Os motoristas de aplicativos são considerados trabalhadores autônomos e não têm direito a benefícios trabalhistas como férias remuneradas, décimo terceiro salário e FGTS. Eles também arcam com os custos de manutenção e abastecimento do veículo e são responsáveis por pagar suas próprias despesas, como seguro e impostos.

Tags