Cotidiano

Dia da Caatinga: ação no Museu Câmara Cascudo alerta para destruição do bioma

A artista Yasmin Formiga é a responsável pela ação que denuncia a exploração do território

por: NOVO Notícias

Publicado 28 de abril de 2023 às 08:59

Dia da Caatinga: ação no Museu Câmara Cascudo alerta para destruição do bioma

Museu Câmara Cascudo – Foto: Anastácia Vaz

A Semana de Museus vai começar mais cedo no Museu Câmara Cascudo (MCC). Tudo para fazer um alerta importante no Dia da Caatinga, celebrado nesta sexta, 28 de abril. A partir das 19h, a artista Yasmin Formiga ativa a performance Instrumento de Proteção, que denuncia a exploração do território sertanejo pela indústria das energias renováveis. A ação será realizada no pátio interno do Pavilhão de Exposições do Museu e será precedida por uma apresentação musical do grupo Baila Rabeca Potiguar, a partir das 18h30. A Semana de Museus propõe o tema Museus, sustentabilidade e bem-estar e acontece de 16 a 20 de maio. A instalação “Instrumento de Proteção” fica em cartaz até 10 de junho. Na sexta-feira, o museu tem horário estendido e fica aberto até às 20h.

Yasmin Formiga é arte-educadora e ativista ambiental do sertão paraibano. Radicada em Santa Luzia/PB, a artista busca descondicionar a ideia da existência humana separada da natureza e propõe, em seus trabalhos, a reflexão sobre nossas trocas com o ecossistema, usando matéria orgânica e resíduos descartados de forma inadequada para compor instalações que denunciam a falta de justiça, equilíbrio e transparência na exploração do território da Caatinga no processo de transição energética com a chegada de usinas eólicas e solares.

Leia também:
Caatinga é o tema da nova exposição virtual do Museu Câmara Cascudo

A instalação no Museu Câmara Cascudo vai ocupar uma área no pátio interno do Pavilhão Expositivo e usar elementos como terra, carvão e madeira. O público poderá interagir com o processo, além de participar de uma experiência sensorial e simbólica que busca invocar as representações das entidades espirituais sertanejas para a proteção da Caatinga.

Antes, a partir das 18h30, o grupo Forró do Cajueiro faz sua estreia com um repertório de músicas regionais, em ritmo dançante, remetendo à animação da música popular e das manifestações tradicionais do sertão nordestino. O grupo é composto por cinco estudantes da Escola de Música da UFRN em um arranjo que inclui, Mateus França na rabeca, José Antônio no cavaquinho e violão, Gui Gomes na zabumba e percussão, além de Cinthia e Bianca Oliveira nos vocais.

A visitação à instalação Instrumento de proteção segue até o mês de junho, no horário normal do Museu, de terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h. A programação completa da Semana de Museus deve ser divulgada até a semana que vem no site do MCC (www.mcc.ufrn.br) e em nossas redes sociais (Facebook e Instagram).

Tags