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Em campanha do Dia das Mães, O Boticário destaca jornada desafiadora e esgotamento materno

Para a data, a marca almeja ser um agente transformador na rotina das mães e conscientizar sobre o importante papel da rede de apoio

por: Foto do autor Juliana Manzano

Publicado 25 de abril de 2023 às 15:51

Campanha mostra jornada materna solitária e importância da rede de apoio – Foto: Divulgação

 

Dia das Mães chegando e a campanha sobre a data d’O Boticário destaca a jornada desafiadora da maternidade e propõe reflexão sobre o esgotamento materno. Sabe aquela mãe que você conhece que está sempre exausta, trabalhando “fora” e também dentro de casa, realizando boa parte das tarefas relacionadas aos filhos e que ainda precisa cuidar de si? Pois é, é dessa mãe (quase todas, né?!) que a campanha fala. Segundo a pesquisa do portal Mommys “Mommys e Saúde Mental”, de 2022, 62,7% das mães entrevistadas, quando questionadas sobre a saúde mental, afirmam que têm sensação de vazio, sendo os sentimentos de sobrecarga e cansaço os mais mencionados. O mote da maternidade real tem sido cada vez mais abordado com abertura e profundidade, uma vez que se conecta com as mães e retrata as verdadeiras experiências, sentimentos e desafios que envolvem o maternar. Para jogar luz sobre como todos podem apoiar e participar dessa jornada, o Boticário aborda o território de esgotamento materno em sua campanha deste ano, dando continuidade a um movimento de apoio e empatia às mães iniciado em 2022, a partir de sua campanha sobre julgamento materno.

Somos uma marca democrática, com milhões de consumidores, e queremos usar a nossa voz para criar legado positivo, propondo reflexões sobre temas relevantes para a sociedade. A proposta aqui é promovermos uma conversa potente e que chame a atenção para um sentimento que gera muita identificação com as mães, mas que precisa ser mais amplo – por meio de pessoas que podem apoiá-las – para gerarmos mobilização”, aprofunda Marcela De Masi, Diretora executiva de branding e comunicação das marcas do Grupo Boticário. “Somos seres sociais. A jornada da maternidade também pode ser mais coletiva, quando convidamos o público a ter um olhar mais empático”, completa.

O filme conceito da campanha retrata a experiência de uma mulher que se vê sozinha com o seu filho bebê em uma ilha deserta, lugar até então desconhecido por ela. Na ilha, ela fala dos momentos felizes, mas também das pressões, expectativas e medos que se materializam junto com a chegada da maternidade. Num misto de pedido de ajuda e expressão do seu sentimento, ela escreve a palavra SOS na areia. A narrativa se intensifica à medida que as conclusões sobre o maternar se concretizam. Depois, o filme mostra essa mãe recebendo o apoio em sua rede – amigos, familiares e conhecidos – que se unem para tornar sua rotina menos desafiadora, reforçando a provocação de que a maternidade precisa ser encarada como um processo coletivo.

Além do filme, que já está em exibição na TV, a marca se propôs a oferecer um conteúdo informativo de qualidade destinado às mães e às redes de apoio. Serão três lives interativas conduzidas por psicólogos, 10 vídeos explicativos sobre temas que envolvem a maternidade e dois textos em formato de guia informativo destinado à rede de apoio, disponibilizados no link https://www.boticario.com.br/seja-rede-de-apoio/. Com a hastag #SejaRededeApoio, o Boticário propõe a reflexão sobre o esgotamento materno e estimula pessoas próximas a serem rede de apoio.