As imagens divulgadas pela CNN Brasil revelam a presença do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, no Palácio do Planalto durante a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes por bolsonaristas em 8 de janeiro. As filmagens mostram membros do GSI circulando entre os invasores, cumprimentando-os e abrindo salas do Palácio para os golpistas entrarem.
No vídeo, o ministro é visto na antessala do gabinete do presidente da República, tentando abrir portas e adentrando em um gabinete. Ele também parece indicar a saída para os invasores deixarem o terceiro andar do Palácio. Outros integrantes do GSI também são vistos nas imagens indicando a saída para os golpistas, sem qualquer tentativa de repressão ou prisão.
Os militares do GSI, responsáveis pela segurança do Planalto, aparecem recuando dos invasores em vários momentos. Em uma das cenas, um capitão do Exército do GSI é conivente com os golpistas e oferece água a alguns deles. As imagens também mostram os invasores destruindo câmeras de segurança, mesas de vidro, o relógio Balthazar Martinot e revirando gavetas e móveis.
A divulgação das imagens deve aumentar a pressão da oposição pela instalação da CPI mista dos Atos Antidemocráticos, que tem sido barrada pelo governo. Gonçalves Dias, homem de confiança do presidente Lula, foi responsável pela segurança pessoal do ex-presidente nos dois mandatos anteriores. Até o momento, o ministro não se manifestou sobre as imagens divulgadas. A CNNBrasil teve acesso a mais de 160 horas de filmagens do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias