Esporte

Diego Breno: erro tira equipe do RN do brasileiro feminino

por: NOVO Notícias

Publicado 17 de abril de 2023 às 15:00

COLUNA TOQUE DE LETRA – POR DIEGO BRENO

Erro imperdoável!
Olá, pessoal! Bom, impossível não começar a Coluna de hoje sem citar o caso lastimável que ocorreu, na semana passada, com a exclusão das meninas do ABC/União do Brasileirão da Série A3. O amadorismo feito não somente no Campeonato Potiguar como no Campeonato de Rondônia mostra simplesmente o contraditório daquilo que a CBF quer mostrar ao tentar valorizar a categoria. É sabido que as Federações Estaduais de Futebol têm sua autonomia para decidir os rumos da organização de um campeonato, assim como elas mesmas TÊM A MÍNIMA OBRIGAÇÃO de conhecer as regras impostas pela sua matriz.

Erro Imperdoável! (2)
Eu entendo o quanto é difícil fazer futebol, ainda mais se tratando do feminino. Sei das dificuldades que são encontradas e o quanto as equipes – não somente o União, mas o Parnamirim, o Monte Líbano, o Cruzeiro, etc – correm para investir e manter seus elencos. Porém, essa justificativa não impede que a responsável pela organização do campeonato reconheça seu erro ao insistir em um torneio que fere o artigo imposto pela entidade mor.

Erro Imperdoável (3)
Diante deste erro imperdoável, quem acabou pagando foi o União, que apenas fez seguir a regra. Investiu, trouxe outras atletas, começou sua preparação ainda em dezembro para disputar mais um torneio nacional representando seu Estado e viu toda a sua construção ir para o ralo. A FNF precisa entender que lamentar o ocorrido, apenas, não adianta. Ou passa a ter novamente um departamento da categoria para que erros como este não ocorram mais ou teremos outros amadorismos tomando conta de nossos campeonatos.

Péssima estreia
Podem colocar culpa na maratona de jogos – principalmente no desgaste que o time teve na partida contra o Grêmio –, podem colocar culpa na estreia, mas a verdade é que o ABC foi muito abaixo daquilo que se espera do primeiro jogo no Campeonato Brasileiro – Série B. Um primeiro tempo onde só teve duas chegadas (e deu sorte por não sair atrás do placar) e uma segunda etapa onde apareceu em campo. Mas o espaço que deram pro jogador do Londrina foi algo inadmissível. É preciso puxar a orelha do sistema defensivo, principalmente por ter sido já nos minutos finais de partida. É preciso atenção total!

Precaução
Até entendo a empolgação de ver uma possibilidade de mudança no futebol de um clube como o América. É compreensível essa ansiedade sabendo do investimento que terá. O que me preocupa, de fato, é que o torcedor encare a SAF como a grande salvadora para todos os problemas. É importante salientar que não é bem assim. Pego como o exemplo o Botafogo-RJ que teve problemas em pagar as dívidas cíveis.

Precaução (2)
É bom deixar claro que não estou torcendo contra a SAF americana. No entanto, é preciso que os questionamentos vindos dos conselheiros alvirrubros sejam realmente esmiuçados ao máximo no contrato que virá. Afinal de contas, é sempre bom alertar que essa metamorfose de um clube em Sociedade Anônima não significa que tudo será mil maravilhas como no Mundo de Bambuluá.

ABC no Beach Soccer
Encerro o Toque de Letra de hoje para falar da participação do ABC no Circuito Brasil de Beach Soccer. E até aqui, o time potiguar vai até bem. Em três jogos, foram duas vitórias (em cima do Corinthians e Londrina) e uma derrota (na estreia para o Internacional). Até o fechamento desta Coluna, não havia acontecido a partida contra o Vasco. Para se classificar, de fato, às quartas-de-final, o alvinegro precisa de uma vitória contra o Anchieta-ES amanhã. As fases finais já acontecem na próxima quinta e vão até sábado. Só me resta desejar boa sorte ao alvinegro e, aproveitando o ensejo, um excelente início de semana a todos. Até a próxima!