Educação

Ação em elevadores sensibiliza natalenses para a empatia com autistas

Campanha “Vizinho Consciente” será lançada nesta quarta-feira (19)

por: Foto do autor Juliana Manzano

Publicado 18 de abril de 2023 às 09:10

Foto: Divulgação

 

“Não é birra. É crise sensorial!”. Com esse slogan, está sendo lançada em Natal – neste mês de conscientização sobre o autismo – a campanha “Vizinho Consciente”, que busca sensibilizar a população para a empatia com as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. A ação terá início na quarta-feira (19), às 8h, no Green Life, na Av. Mor Gouveia, com participação de administradoras de condomínios que atuam na capital potiguar e já aderiram à ação.

“Vizinho Consciente” tem o objetivo de afixar o máximo de cartazes em condomínios residenciais e comerciais para que se trabalhe o respeito a esse público nestes ambientes. A meta é fechar parcerias com administradoras de condomínios, além de síndicos, buscando apoio de todos que se interessem em expandir a iniciativa que visa contribuir na construção de uma sociedade inclusiva.

“Nossa ideia surgiu ao ver muitas reclamações na imprensa e redes sociais de famílias de pessoas com TEA, que enfrentam problemas em ambientes de grande convívio. Em alguns casos, eles precisam até mudar de residência por não serem aceitos pelas comunidades, sofrendo constrangimento e até agressões verbal e física. Elaboramos esse cartaz objetivo para garantir qualidade de vida para todos”, destaca o idealizador, vereador Dickson Júnior, pai de criança com autismo.

CONFIRA INFORMAÇÕES DO CARTAZ

Não é birra! É crise sensorial! Você sabia? Por meio do nosso sistema sensorial, experimentamos o mundo à nossa volta. Através dos receptores, recebemos e processamos estímulos externos. Como o corpo é uma máquina, precisa estar regulado para funcionar bem.

Mas, algumas vezes, pode se desregular! Crianças com autismo experimentam constantemente essa desregulação, com episódios de sobrecarga sensorial que podem ser intensos e erroneamente confundidos com as famosas “birras”.

Ao se deparar com situação atípica, ao invés de julgar ou ignorar, pense: e se fosse meu filho? E se eu fosse essa mãe? O que gostaria que fizessem por nós? Empatia é se humanizar, se colocar no lugar do outro e agir como gostaria que agissem com você!

As grandes mudanças começam nos pequenos gestos!