Geral

Unidades de saúde de Natal receberão o Projeto Mulher 365 neste sábado (15)

Ação conta com coleta de exames citopatológicos, teste rápido de ISTs, vacinação, teste de glicemia, verificação de pressão arterial

por: NOVO Notícias

Publicado 14 de abril de 2023 às 09:54

Unidades de saúde de Natal receberão o Projeto Mulher 365 neste sábado (15) – Foto: Divulgação/SMS Natal

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Natal receberão, das 8h às 12h deste sábado (15), o Projeto Mulher 365, com diversas ações de prevenção ao câncer de colo de útero.

O atendimento acontecerá por demanda aberta, ou seja: sem marcação de consulta. As ações contarão com coleta de exames citopatológicos, teste rápido de ISTs, vacinação, teste de glicemia, verificação de pressão arterial, entre outras ações. Para ser atendida, basta levar o cartão do SUS e o RG.

“O câncer do colo do útero demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem a esse tipo de câncer são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor. A única forma de diagnóstico inicial do câncer de colo de útero é por meio da coleta do citopatológico, também conhecido como Papanicolau” destacou a secretária adjunta de Saúde de Natal, Rayanne Araújo.

O projeto Mulher 365 teve início em 2018. “A intenção do Projeto é abrir algumas unidades aos sábados como principal objetivo de coletas de exames citopatológicos para mulheres, que por algum motivo não conseguem ir na unidade durante a semana”, informou a Responsável Técnica do Núcleo de Saúde da Mulher e do Homem, Ana Paula Magalhães.

No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. Para o ano de 2023, foram estimados 17.010 novos casos, o que representa um um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres (INCA, 2022).

O câncer de colo de útero é um tumor maligno na parte inferior do órgão. Ele pode ser prevenido por meio do exame de Papanicolau e pela vacina contra o HPV. A doença pode não apresentar sintomas. Em alguns casos, pode ocorrer sangramento irregular ou dor. Os tratamentos incluem cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
Tags