Comparada à pesquisa anterior, realizada em março de 2023, houve uma oscilação de dois pontos percentuais para baixo na avaliação positiva, enquanto a avaliação negativa oscilou dois pontos para cima.
Publicado 11 de abril de 2023 às 19:07
Uma pesquisa do Ipec divulgada nesta terça-feira (11) revelou que a terceira gestão do presidente Lula (PT) é considerada ótima ou boa por 39% dos brasileiros. Além disso, a avaliação regular foi atribuída por 30% dos entrevistados, enquanto 26% classificaram a gestão como ruim ou péssima, e 6% não souberam ou não responderam. Comparada à pesquisa anterior, realizada em março de 2023, houve uma oscilação de dois pontos percentuais para baixo na avaliação positiva, enquanto a avaliação negativa oscilou dois pontos para cima.
A pesquisa Ipec sobre o governo Lula também apontou que a avaliação positiva da gestão é mais expressiva entre os moradores da região Nordeste (55%), aqueles com renda familiar de até 1 salário-mínimo (53%), os menos escolarizados (47%) e os católicos (48%). Em contrapartida, a avaliação ruim ou péssima se destaca entre os residentes na região Sul (44%), brasileiros com renda familiar superior a 5 salários-mínimos (37%), os evangélicos (35%) e aqueles com renda de mais de 2 a 5 salários-mínimos (33%).
Outro dado relevante da pesquisa é que 54% dos entrevistados aprovam a maneira como o presidente Lula governa, enquanto 37% desaprovam. Entre aqueles que não souberam ou não responderam, o percentual foi de 9%. No levantamento anterior, a aprovação era de 57% e a desaprovação de 35%. Além disso, a pesquisa indicou que pouco mais da metade dos brasileiros (52%) confia no presidente Lula, enquanto 44% afirmaram não confiar. Na pesquisa anterior, 53% declararam confiança e 43% afirmaram não confiar.
A pesquisa foi realizada com 2 mil eleitores em 128 municípios entre os dias 1 e 5 de abril de 2023, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Em destaque, os dados mostram que a avaliação da gestão de Lula é dividida entre diferentes grupos socioeconômicos e regionais, enquanto a aprovação da maneira de governar e a confiança no presidente apresentam um percentual majoritário.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias