Política

Coluna Daniela Freire – 10 de abril

por: NOVO Notícias

Publicado 10 de abril de 2023 às 15:30

COLUNA DANIELA FREIRE

O ator Zé de Abreu passou o feriado de Páscoa em Natal e foi recepcionado na residência do presidente da Petrobras Jean Paul Prates. No domingo, teve almoço especial com a presença da governadora Fátima Bezerra. “Vocé é um querido, Zé. Seja muito bem-vindo ao Rio Grande do Norte e volte sempre”, registrou a petista. O ator também fez questão de compartilhar o momento em suas redes sociais. “Com minha querida governadora do RN Fatima Bezerra, companheira de luta, usando o boné do Seridó Geoparque Mundial da UNESCO”, escreveu – Foto: Reprodução

APOIADO
Após dias de fritura, na semana passada, Jean Paul Prates recebeu de presente antecipado de Páscoa uma atenção especial do presidente Lula, que deu fim ao ‘fogo amigo’ ao desautorizar o ministro de Minas e Energia, Alexandre da Silveira, a falar sobre mudança na política de preços da estatal na próxima reunião do conselho, em abril. O líder petista disse rapidamente à imprensa que o tema não está sendo tratado dentro do governo e que ainda vai conversar com Silveira e com Prates para acabar com o que classificou de “divergência extemporânea”.

EMPODERADO
Aliados de Jean Paul consideraram a atitude de Lula, através de fala a jornalistas durante café da manhã na semana passada, como uma forma de empoderar o ex-senador do RN. Na ocasião, o presidente foi enfático ao endossar que ele é quem vai ditar quando e o momento em que vão tratar sobre o tema. Lula reforçou que ficou sabendo da discordância entre o presidente da Petrobras e o ministro de Minas pela imprensa. “Eu vou conversar com os dois para saber o que houve. Essa divergência entre os dois, quando eu conversar com os dois, ela vai acabar porque o governo não está discutindo isso”, garantiu o presidente.

DA CAPITAL
Falando em Jean Paul, ele veio presidir a Petrobras da sede em Natal nos dias que antecederam o feriado da Páscoa. O ex-senador não mudou seu domicílio do RN mesmo após a posse na estatal e passou o feriado na capital potiguar, onde participou da reunião de diretoria semanal a partir da sede EDIRN.

SORRIDENTES
E quem foi recebido com muitos sorrisos pela ministra do Planejamento Simone Tebet, antes do feriado, foi o vice-governador Walter Alves. Conversa em torno de “projetos importantes para o RN”, segundo Walter. Em pauta, a duplicação da BR-304. Mas o encontro também teve discussão em torno de assunto nacional: reforma tributária e arcabouço fiscal do Governo Federal.

MUDANÇA
Falando em Walter, ele vai assumir novamente o comando do Rio Grande do Norte a partir desta terça-feira, com a viagem de Fátima Bezerra à China na comitiva do presidente Lula. A governadora embarca amanhã e teve a sua agenda naquele país antecipada no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (7). Fátima terá, por exemplo, uma importante reunião com um grupo de empresas e investidores da área de mineração, como também com autoridades chinesas para discutirem sobre importação de camarão potiguar.

CARÃO
O deputado federal Sagendo Gonçalves levou um ‘batido’ daqueles do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, por conta do pedido de impeachment politiqueiro apresentado pelo parlamentar federal naquela Casa contra a governadora Fátima Bezerra, durante os ataques criminosos que ocorreram no RN em meados de março. Gonçalves acabou sendo tecnicamente humilhado na resposta da área jurídica da Assembleia, que emitiu parecer sobre o caso, considerando-o sem o mínimo de adequação legal.

GIRO PELO TWITTER…
…da CNN: “100 dias de Lula: bolsa tem 2º pior desempenho de um início de mandato e dólar recua para perto de R$ 5”;
…da Revista Piauí: “O Brasil deixou de faturar R$ 1,1 bilhão com exportações de veículos no início 2023. E os postos de trabalho na indústria automotiva só encolhem: de 2020 para cá, já foram fechadas 8,5 mil vagas”;
…do UOL: “Herança maldita? As travas econômicas se mostraram o desafio mais sério deste início de mandato. O governo entende que o discurso de ‘terra arrasada’ encontrada pós-Bolsonaro funcionou, mas, agora, é preciso mostrar serviço”.