Setor hoteleiro do RN espera ocupação média de 70% durante a Semana Santa

Ataques registrados no início de março afetaram o fluxo de turistas para o estado, mas feriadão da páscoa deve recuperar parte das perdas do setor, avalia Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN

por: NOVO Notícias

Publicado 3 de abril de 2023 às 15:30

RN terá novas campanhas para recuperar setor turístico – Foto: Frankie Marcone/Arquivo NOVO

Apesar dos ataques registrados no Rio Grande do Norte no início de março, que afetaram o número de viagens para o estado, o setor hoteleiro potiguar está otimista para o período da Semana Santa. De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH/RN), Abdon Gosson, a ocupação deve chegar a 70% durante o feriado.

“Ainda estamos animados que seja uma boa Semana Santa. Esperávamos que fosse excepcionalmente boa. Mas, se tivermos uma ocupação média de 65% a 70%, já nos daremos por satisfeitos. Quanto mais turistas no nosso estado, mais emprego e renda são gerados”, disse.

Ainda segundo Abdon, para que o setor se recupere, é necessário que sejam feitas ações para disseminar o fim da onda de violência. “Precisamos fazer, imediatamente, um trabalho de divulgação nas mídias, nas redes sociais, mostrando que a tranquilidade voltou a imperar no nosso estado e que é seguro viajar para cá, conscientizando e tranquilizando todos aqueles que pretendem fazer uma viagem a lazer para o nosso estado”, opinou.

Procurada pelo NOVO, a Secretaria Estadual de Turismo, Ana Costa, informou que já adotou essa e outras medidas para amenizar os impactos do turismo decorrentes dos atos criminosos. “Teremos uma campanha publicitária que será iniciada nesta segunda-feira (3). Além disso, a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) mantém constantemente campanhas cooperadas com as principais operadoras de turismo e com as companhias aéreas para vender o destino durante todo o ano. É um trabalho constante e de alto alcance, determinado por inteligência comercial”, revelou.

De acordo com a pasta, algumas viagens chegaram, sim, a ser canceladas, mas a maioria já foi revertida. “O turista nacional e internacional que procura o destino para feriados como a Semana Santa costuma definir com antecedência sua programação de viagem. O levantamento feito pela Setur com as principais operadoras de viagem, que são os maiores emissores de turistas, nos mostrou que aconteceram sim alguns pedidos de cancelamentos no auge dos acontecimentos, no entanto, a maioria deles foi revertida, e as vendas já foram retomadas”, revelou.

Natal

Natal foi uma das cidades mais afetadas pelos ataques criminosos. Para fomentar o turismo durante a Semana Santa na cidade, a Secretaria Municipal de Turismo informou que está viajando para a WTM, em São Paulo. “Estamos indo para a WTM em São Paulo, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, para fomentar o turismo da nossa cidade”, disse a titular da pasta na capital, Ohana Fernandes.

Tags