Em 12 dias de intensas operações das forças de segurança em resposta aos ataques criminosos realizados no Rio Grande do Norte, 276 pessoas foram presas, uma média de 23 prisões por dia. Desde o início dos ataques, tendo sido registrado o primeiro no dia 13 deste mês, já haviam sido presas 206 pessoas. Na “Operação Agere Pro Viribus”, realizada nesta segunda-feira (27), foram mais 70.
A Operação realizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) foi promovida com ações integradas da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). Ao todo, a operação cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão em 13 cidades do Rio Grande do Norte. A ação acontece simbolicamente no dia 27 de março, data de criação da facção “Sindicato do Crime do RN”, suspeita de realizar diversos ataques criminosos nos últimos dias no RN.
Até o final da manhã desta segunda-feira, 55 pessoas já haviam sido presas na operação. Dois suspeitos entraram em confronto com a Polícia, não resistiram e morreram. Além disso, armas, drogas e dinheiro também foram apreendidos durante as diligências dos agentes.
O nome da Operação faz referência a uma expressão em latim que significa “agir com força”, uma clara demonstração do Estado para reprimir os mais de 300 atos criminosos ocasionados em território potiguar. Simbolicamente, todos os anos, no dia 27 de março, a facção “Sindicato do Crime do RN” promove festas e foguetórios em diversos locais da capital. Com os incidentes nas últimas semanas, as forças de segurança decidiram agir com operações neste dia.
Dentre os mais de 50 presos, estão integrantes de facções criminosas e indivíduos envolvidos com os atos criminosos ocorridos na capital e no interior do RN. As cidades que tiveram cumprimento de mandados foram Natal, Apodi, Mossoró, Goianinha, Tibau do Sul, Várzea, Macau, Pendências, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, Nova Cruz e Parnamirim. Ao longo do dia, outros mandados serão cumpridos em outros municípios.
Com as detenções da operação de hoje, a Sesed computa um número total de mais de 270 pessoas presas pelos ataques criminosos no RN. Além das prisões, 44 armas de fogo, 149 artefatos explosivos e 34 galões de combustíveis foram apreendidos.
Ao final do dia, a Governadora Fátima Bezerra (PT) deve conceder entrevista coletiva entrevista para fazer um balanço das ações, operações, diminuição dos ataques e novos investimentos e recursos para área de segurança no RN.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias