Com o adiamento da ida do presidente Lula para a China, a comitiva de ministros que o acompanharia na viagem também decidiu cancelar o embarque. O cancelamento do embarque do chefe do Executivo Nacional foi motivado por orientação médica após o diagnóstico de uma pneumonia leve. Segundo o governo, as autoridades chinesas já foram informadas da decisão e uma nova data será marcada.
O primeiro a cancelar a viagem foi o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Também não vão mais à China os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o senador Jaques Wagner (PT-BA) e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). A Frente Parlamentar Brasil/China do Congresso Nacional também cancelou a viagem.
A expectativa é de que apenas o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, mantenha a agenda de compromissos no país asiático. Segundo a assessoria, o ministro deve retornar ao Brasil no dia 30. A agenda com empresários, que já estavam em Pequim, também deve ser mantida.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias