A cidade de Natal alcançou 3.704 pessoas com a vacinação bivalente contra a covid-19 até a última quinta-feira (9), e já tem data para começar a próxima fase da campanha. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal dará sequência à imunização com a vacina bivalente, iniciando nesta segunda-feira (13) a terceira fase com a ampliação do público para gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde, seguindo as prioridades do Ministério da Saúde. As fases prioritárias seguintes serão divulgadas posteriormente.
As vacinas bivalentes contam com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Segundo George Antunes, as pessoas dos grupos de maior risco não devem atrasar sua vacinação de dose de reforço, pois todas as vacinas de reforço aprovadas ajudam a melhorar a proteção contra casos graves e morte por Covid-19.
Leia também:
Estudos indicam que vacina bivalente é mais eficaz contra covid-19
Mais de 19 milhões de doses da vacina bivalente já foram distribuídas no Brasil
Usuários que tiverem concluído no mínimo o esquema básico D1 e D2, e que tenham a partir de 12 anos de idade, podem tomar a vacina. A vacina bivalente só poderá ser aplicada quatro meses após a aplicação da última dose.
A SMS Natal esclarece que as pessoas contempladas das primeiras e segundas fases também podem ser vacinadas. Os locais para a vacinação, incluindo a imunização com a vacina bivalente, continuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 8h às 12 e de 13h às 15h. Os pontos extras do Midway Mall, Via Direta e Partage Norte Shopping funcionam de segunda-feira a sábado, no horário das 14h às 20h. O Parque das Dunas funciona de segunda a sábado das 9h às 16h, somente neste mês de março.
As pessoas que receberem a dose de reforço da vacina bivalente terão seu esquema vacinal encerrado, assim como os idosos e imunossuprimidos que já receberam a terceira dose de reforço (D5). Para as pessoas fora do grupo de prioridade permanecerá a vacinação já utilizada para reforços da Oxford e Pfizer monovalente. O intervalo permanece o mesmo de quatro meses da última dose para todos os reforços.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias