Cotidiano

Detento é aprovado em curso de Direito na UFRN

Detento da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga conquistou o primeiro lugar nas vagas destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas de baixa renda que cursaram o ensino médio em escola pública

por: NOVO Notícias

Publicado 3 de março de 2023 às 11:45

Divulgação das notas do Enem 2022 é antecipada para esta quinta-feira – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um detento da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, na Grande Natal, conquistou o primeiro lugar no curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), nas vagas destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas de baixa renda que cursaram o ensino médio em escola pública, conforme a Lei 12.711 de 2012.

O interno, que atualmente trabalha na cozinha da unidade prisional, obteve benefício na pena por cada três dias trabalhados. De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), ele progredirá do regime fechado para o semiaberto neste mês de março, o que possibilitará que ele continue seus estudos.

A aprovação do ex-detento é um exemplo de superação e destaca a importância de programas de ressocialização em presídios. A identidade do homem não foi revelada pela Seap.

De acordo com a Seap, o interno é classificado como de boa conduta carcerária e, por isso, ele fica em um pavilhão diferenciado da penitenciária, onde os presos estudam e trabalham.

Essa foi a segunda vez que ele fez as provas do Enem. O homem aprovado para o curso de direito também participou de projeto de remissão de pena por leitura, além de cursos de qualificação profissional.

Tags