Detento da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga conquistou o primeiro lugar nas vagas destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas de baixa renda que cursaram o ensino médio em escola pública
Publicado 3 de março de 2023 às 11:45
Um detento da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, na Grande Natal, conquistou o primeiro lugar no curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), nas vagas destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas de baixa renda que cursaram o ensino médio em escola pública, conforme a Lei 12.711 de 2012.
O interno, que atualmente trabalha na cozinha da unidade prisional, obteve benefício na pena por cada três dias trabalhados. De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), ele progredirá do regime fechado para o semiaberto neste mês de março, o que possibilitará que ele continue seus estudos.
A aprovação do ex-detento é um exemplo de superação e destaca a importância de programas de ressocialização em presídios. A identidade do homem não foi revelada pela Seap.
De acordo com a Seap, o interno é classificado como de boa conduta carcerária e, por isso, ele fica em um pavilhão diferenciado da penitenciária, onde os presos estudam e trabalham.
Essa foi a segunda vez que ele fez as provas do Enem. O homem aprovado para o curso de direito também participou de projeto de remissão de pena por leitura, além de cursos de qualificação profissional.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias